História, perguntado por Lzorat, 1 ano atrás

Me ajudem por favor!!20 pontos!!
Alguns estudiosos consideram que o café foi grande impulsionador do início da industrialização brasileira, outros que foi o grande dificultador. Considerando o que você estudou sobre a economia cafeeira ao longo da primeira República, explique as duas posições.​

Soluções para a tarefa

Respondido por Dtop
31

Resposta:

Explicação:Pode ser considerado um impulsionador pelo fato de que as receitas geradas pela elevada exportação de café para diversos países, sobretudo EUA, proporcionou um grande acúmulo de capital nas mãos de uma aristocracia cafeeira de mentalidade empreendedora, como foi o caso da aristocracia do Oeste paulista. Esse dinheiro era direcionado para a construção de uma infraestrutura básica, como linhas de trem e energia elétrica, o que acabou significando uma condição básica para o surgimento da indústria no Brasil.

Por outro lado, o capital gerado pela exportação do café, que na época era o principal produto da economia brasileira, muitas vezes era direcionado para o crescimento e desenvolvimento da própria produção local do café, ou era gasto em coisas supérfluas (luxos) da aristocracia cafeeira. Desse modo, o dinheiro não circulava pela economia do país, o que de certa forma pode ter prejudicado o desenvolvimento industrial, já que não havia o interesse nesse segmento de investimento.  


Lzorat: muito obrigado
giliardmarca: sem dúvida foi a principal atividade econômica do país no século XIX, no início quando começou a ser cultivado no Brasil ocupaca 18% das vendas ,mais chegou a 40 % da produção Nacional nos anos seguintes com a queda de compra do açúcar o café foi o responsável pelo crescimento das indústrias até os anos 1930. Não vejo nenhum ponto negativo o único é que os grandes produtores e proprietário investiam em seu próprio capital de bens e consumo.
Respondido por josimodesto
36

Resposta:

Impulsionador: os lucros do café foram aplicados na indústria. Além disso, a atividade dinamizou o mercado interno estimulou a vinda de mão de obra assalariada imigrante e modernizou os transportes e o sistema financeiro, ambos benéficos à indústria.

Dificultador: a aristocracia agrária que controlava o estado brasileiro não priorizou a atividade industrial. O sucesso do café alimentava a defesa de que o Brasil era um país com vocação agrícola, e a riqueza gerada pelo café garantia as divisas necessárias para o país.

Explicação:

Perguntas interessantes