ME AJUDEM POR FAVOR
1) Pesquise, de forma completa, com referências bibliográficas doenças humanas causadas por
problemas nos peroxissomos. (4.0 pontos).
2) Pesquise, de forma completa, com referências bibliográficas doenças humanas causadas por problemas nos lisossomos. (4.0 pontos).
3) Descreva, com esquemas ilustrados, as diferenças entre meiose e mitose. (2,0 pontos).
Soluções para a tarefa
1)O QUE É PEROXISSOMA?
O peroxissoma é uma organela celular delimitada por uma membrana constituída por uma dupla camada lipídica (de gorduras) que contém diversas proteínas. No seu interior há a matriz peroxissomal que contém proteínas de função enzimática (capazes de transformar compostos). Estas enzimas catalisam muitas reações de síntese e degradação de compostos de grande importância para o metabolismo.
ONDE SE ENCONTRAM OS PEROXISSOMAS?
Os peroxissomas estão presentes em todos os tecidos, mas predominam no fígado, rim e cérebro durante o período de formação da mielina (material que cobre as fibras nervosas e forma a substância branca cerebral).
QUAL É A SUA FUNÇÃO?
A principal função dos peroxissomas é digerir algumas substâncias. Isso porque em seu interior estão armazenadas as enzimas oxidases. Essas enzimas oxidam os ácidos graxos para a síntese de colesterol. Também são usados como matéria-prima na respiração celular com o intuito de obter energia.
Nas reações de oxidação é produzido o peróxido de hidrogênio (H2O2), e por isso essa organela recebe esse nome.
No corpo humano, os peroxissomos são encontrados nas células que formam os rins (células renais) e o fígado (células hepáticas). No fígado, eles auxiliam na produção de sais biliares e também na neutralização de algumas substâncias tóxicas para o corpo através da enzima catalase. Sendo assim, eles auxiliam na desintoxicação celular proveniente, por exemplo, do uso do álcool e de medicamentos.
O QUE É UM ERRO NO METABOLISMO DO PEROXISSOMA?
Um erro no metabolismo do peroxissoma surge quando algum dos processos relacionados com esta organela não se efetua corretamente. O defeito pode ser da biogénese, ou de alguma das funções das enzimas peroxissomais.
Cada uma das proteínas implicadas no metabolismo peroxissomal está determinada geneticamente (codificada). Quando surge uma mutação (alteração estável e hereditária) num gene que codifica uma destas proteínas, esta manifesta-se através de alterações na concentração ou estrutura que podem alterar a sua função. Diz-se que existe um erro inato da biogénese do metabolismo do peroxissoma.
Como consequência desse erro metabólico, podem acumular-se compostos que não se degradam corretamente (por exemplo AGCML, ácido fitánico) e que são tóxicos quando estão em excesso. Também se produz um defeito na síntese de outros compostos como os plasmalógenios, que são essenciais para o desenvolvimento cerebral. Estas alterações são a causa da doença.
Amiga só sei isso sorry