Geografia, perguntado por mady22, 10 meses atrás

‼️me ajudem por favor ‼️‼️‼️


1)O território japonês é insular, isto é, composto por ilhas, entre as quais destacam-se Honshu, Hokkaido, Kyushu e Shikoku. Localiza-se no extremo oriente do planeta, em uma parte do Oceano Pacífico, próxima a países como Coreia do Sul e Rússia. O IDH japonês é muito elevado. Também conta com grandes cidades, como Tóquio, que tem a área metropolitana mais populosa do mundo, Nagoia e Yokohama. O Japão pertence ao chamado Círculo do Fogo, que o caracteriza como

A) território onde predomina um escudo cristalino, com enormes reservas de ferro, amplamente utilizadas para o desenvolvimento econômico do país.

B) país onde predomina uma estrutura geológica sedimentar, com imensas jazidas de gás natural e
carvão mineral, fundamentais para explicar o seu rápido desenvolvimento econômico.

C) um território que sofre as ações de divergência das placas tectônicas, ocasionando fortes terremotos e tsunamis, os quais provocam grandes desastres naturais, com milhares de perdas humanas.

D) E um território onde o relevo é composto principalmente por dobramentos modernos, portanto dentro de uma faixa vulnerável a terremotos, tsunamis e erupções vulcânicas, obrigando o país a ter uma tecnologia avançada de previsão destes fenômenos naturais, além de uma arquitetura e engenharia que crie obras resistentes a tais ocorrências.

2)Amplamente derrotado na Segunda Guerra Mundial, o Japão alicerçou a reconstrução da sua economia contando com o baixo custo da sua força de trabalho e também:

A) aplicando maciços capitais na China para, em troca, receber apoio comercial e recursos minerais
mais baratos.

B) concentrando pesquisas na descoberta de minerais, que foram responsáveis pelo aumento da produção, tornando o país um dos maiores exportadores de minérios metálicos.

C) considerando o ressurgimento da sua antiga política imperialista, responsável pelo crescimento industrial e agrícola, bases de sua economia.

D) apoiando-se numa política exportadora com a subvalorização do Iene e vultosos investimentos estadunidenses após o término do referido conflito.

3)O Japão abrange menos de 0,3% das terras no mundo (372.050 km2), portanto, é 23 vezes menor que o Brasil... O arquipélago japonês é constituído predominantemente por dobramentos terciários, que originaram cadeias montanhosas onde são frequentes terremotos e atividades vulcânicas... O cerne do processo de desenvolvimento japonês desde a década de 1950 é o projeto nacionalista do Estado desenvolvimentista, implementado pela burocracia estatal em nome da nação... O superávit comercial foi reciclado como superávit financeiro e, aliado à alta taxa de poupança interna, permitiu uma expansão não inflacionária, possibilitando, ao mesmo tempo, altas taxas de investimento, aumento rápido dos salários reais e melhoria dos padrões de vida.
Sobre o sucesso econômico japonês no pós-Segunda Guerra, conhecido como “milagre japonês”, é falso afirmar que:

A) ele não seria possível sem a ajuda financeira dos Estados Unidos ao país após o fim da Guerra.

B) a proibição aos investimentos japoneses em armamentos acabou criando verbas para o desenvolvimento de pesquisas.

C) o Japão trocou seu pequeno mercado interno pela ampla exportação para o Ocidente, notadamente para os Estados Unidos.

D) após a retirada das tropas estadunidenses do Japão, a União Soviética se aproximou oferecendo investimentos na indústria de base japonesa, o que explica sua rápida reconstrução.

4)Apesar da reduzida área de seu território, o Japão apresenta grande variedade climática em suas ilhas. Enquanto a ilha de Hokkaido chega a ter seis meses de neve por ano, diminuindo em muito a concentração demográfica, a ilha de Okinawa tem clima tropical com bambuzais e lagos com carpas em suas paisagens. Essa grande variação térmica pode ser explicada, entre outros fatores:

A)pelo fato de o Japão estar localizado no “Círculo de Fogo do Pacífico”.

B) porque o Japão é cortado por grandes cadeias montanhosas conhecidas como Alpes Japoneses.

C) pela sua elevada longitude associada aos ventos que sopram do continente asiático.

D) pela grande variação latitudinal do território japonês associada às correntes de Oya Shivo ao norte e Kuro Shivo ao sul.

​​

Ninguém ainda respondeu a esta pergunta. Dê sua própria resposta ou use a barra de busca:

Perguntas interessantes