Artes, perguntado por pedroluiz29, 9 meses atrás

ME AJUDEM POR FAVOR
1.Faça uma lista de bens culturais de natureza material (museus, prédios históricos, praças, monumentos, cidades históricas, parques ecológicos, sítios arqueológicos, teatros). Um bem de cada.

2.Faça uma lista de bens culturais de natureza imaterial (danças, músicas, festas, feiras de arte, modo de fazer, manifestações culturais, religião). Um bem de cada.

Soluções para a tarefa

Respondido por Marinhorebecamartins
9

1.culturais materiais tombados pela Unesco, temos 13 tombamentos de cidades ou partes de cidades brasileiras escolhidas por sua representação artística, arquitetônica e paisagística. São eles:

Conjunto da Pampulha – MG;

Conjunto arquitetônico, paisagístico e urbanístico de Brasília – DF;

Conjunto arquitetônico, paisagístico e urbanístico da Cidade de Goiás (antiga capital do Estado de Goiás) – GO;

Conjunto arquitetônico, paisagístico e urbanístico de Diamantina – MG;

Conjunto arquitetônico, paisagístico e urbanístico de Ouro Preto – MG;

Conjunto arquitetônico, paisagístico e urbanístico de Olinda – PE;

Conjunto arquitetônico, paisagístico e urbanístico de São Luís – MA;

Conjunto arquitetônico, paisagístico e urbanístico de Salvador – BA;

Conjunto arquitetônico, paisagístico e urbanístico Congonhas – MG;

Conjunto arquitetônico, paisagístico e urbanístico de São Cristóvão – SE;

Conjunto arquitetônico, paisagístico e urbanístico de São Miguel das Missões – RS;

Conjunto paisagístico do Rio de Janeiro – RJ;

Sítios arqueológicos da Serra da Capivara – PI.

2 Roda de Capoeira - A mistura de dança e luta tem, entre suas origens, o período da escravidão. A capoeira desenvolveu-se como rito social e de solidariedade entre os escravos. A estratégia para lidarem com o controle e a violência é uma manifestação cultural que reúne canto, toque dos instrumentos, dança, golpes, jogo, brincadeira, símbolos e rituais africanos. Na roda de capoeira, os mestres, formados na tradição, transmitem o saber aos demais. Hoje, um dos símbolos da identidade brasileira é praticado em mais de 160 países.

Frevo - A expressão artística do carnaval de Recife é uma forma musical, coreográfica e poética enraizada em Pernambuco. O gênero musical urbano surgiu no final do século XIX, no carnaval. As bandas militares e suas rivalidades, os escravos libertos, os capoeiristas, a nova classe operária e os novos espaços urbanos definiram a configuração do frevo caracterizado pelo jogo de braços e pernas e dança frenética. A manifestação artística desempenha importante papel na formação da música brasileira.

Samba de Roda - No Recôncavo Baiano é uma expressão musical, coreográfica, poética e festiva das mais importantes da cultura brasileira. Exerceu influência no samba carioca e, até hoje, é uma das referências do samba nacional. Está presente em toda a Bahia, principalmente no Recôncavo, o entorno da Baía de Todos os Santos. A herança negro-africana no samba de roda se mesclou de maneira singular a traços culturais trazidos pelos portugueses (principalmente viola e pandeiro) e à própria língua portuguesa nos elementos de suas formas poéticas.

Círio de Nazaré – A celebração religiosa de Belém (PA) é considerada uma das maiores do mundo. O Círio tem como ponto alto a procissão da qual participam mais de dois milhões de pessoas. Instituído em 1793, no segundo domingo de outubro, o traslado da imagem percorre cinco quilômetros, da Catedral da Sé, na Cidade Velha, onde Belém nasceu, até a Praça do Santuário, no bairro de Nazaré. Os paraenses consideram a festa um grande momento anual de demonstração de devoção e solidariedade, de reiteração de laços familiares e manifestação social e política.

Arte Kusiwa – A pintura corporal e arte gráfica dos povos indígenas Wajãpi, no Amapá, sintetizam o modo particular de conhecer e agir sobre o universo. São 48 aldeias onde vivem mais de mil índios. A arte está vinculada à organização social, uso da terra e conhecimento tradicional. Os indígenas usam composições de padrões Kusiwa nas costas, na face e nos braços. A pintura é para todos os dias e quando os adultos se pintam, os jovens aprendem a fazer composições de kusiwarã no corpo.

Perguntas interessantes