Me ajudem, por favor!!!
1-) Escreva as características próprias de todos os seres vivos incluídos no reino plantae.
2-) Diferencie os quatro grupos de plantas com relação às fases de vida que apresentam.
3-) Aponte a novidade evolutiva nas Pteridófitas e descreva suas particularidades relacionadas à reprodução.
4-) Estróbilos são estruturas encontradas em qual grupo de plantas? Neste MESMO grupo, o alimento obtido sob o cozimento se refere à qual órgão da planta? Relacione os órgãos presentes nesse grupo de plantas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1.autotroficos ; multicelular; possuem parede celular; ciclo haploide diploide (alternancia de gerações);
2. briófita: fase predominante gametofitica; são avasculares; estruturas como: rizoide,filoide,cauloide; dependem da agua para reproduzir pois os anterozoides sao flagelados
pteridofitas: vasculares, fase predominante : esporofitica; tamanho mediano; dependem da agua para reproduzir; vivem em locais sombreados e umidos; possuem uma estrutura reprodutiva hermafrodita = protalo
gimnospermas: possuem sementes sobre o esporofito, conquistou o ambiente terrestre seco pois possuem graos de polem que nao depende da agua para fecundar a oosfera.
Angiospermas: mais complexas, frutiferas; apresentam dupla fecundação (formação do embriao e fruto); maior biodiversidade
3.tecidos condutores = maior tamanho
Em certas épocas, na superfície inferior das folhas das samambaias formam-se pontinhos escuros chamados soros. O surgimento dos soros indica que as samambaias estão em época de reprodução - em cada soro são produzidos inúmeros esporos.Quando os esporos amadurecem, os soros se abrem. Então os esporos caem no solo úmido; cada esporo pode germinar e originar um protalo, aquela plantinha em forma de coração mostrada no esquema abaixo.
O protalo é uma planta sexuada, produtora de gametas; por isso, ele representa a fase chamada de gametófito.O protalo das samambaias contém estruturas onde se formam anterozoides e oosferas. No interior do protalo existe água em quantidade suficiente para que o anterozoide se desloque em meio líquido e "nade" em direção à oosfera, fecundado-a. Surge então o zigoto, que se desenvolve e forma o embrião.
O embrião, por sua vez, se desenvolve e forma uma nova samambaia, isto é, um novo esporófito. Quando adulta, as samambaias formam soros, iniciando novo ciclo de reprodução.
4. Gimnospermas.
Explicação:
no numero 4 não entendi o que quis