Geografia, perguntado por Gustavo0fc, 1 ano atrás

Me ajudem, por favor!!!

1. Descreva como se formam as rochas magmaticas, metamórficas e sedimentares.

2. Explique a teoria de Wegener sobre a deriva continental.

3. Explique a tectônica de placas e relacione-a com a hipótese da seria continental.

4. Quais são as províncias geológicas do planeta? Como elas se formaram?

5. Destaque a importância econômica das diferentes províncias geológicas para a obtenção de recursos minerais.

6. Caracterize a estrutura geológica do território brasileiro.​

Soluções para a tarefa

Respondido por ribeirobeatriz745
48

1- As rochas magmáticas formam-se quando há o resfriamento do magma.

As rochas metamóficas são resultado da junção das rochas magmáticas e sedimentares e metamóficas,

As rochas sedimentares da junção de sedimentos junto a ação de fatores físicos.

2-Teoria na qual ele afirmou que há, aproximadamente, 200 milhões de anos não existia separação entre os continentes, ou seja, havia uma única massa continental, chamada de Pangeia e um único Oceano, o Pantalassa

3- A tectônica de placas é a teoria que explica a formação dos continentes e das formas geomórficas. Está ligada ao processo de correntes de convecção e explica a deriva continental pois parte do princípio de que toda a superfície do planeta é apenas uma camada das várias que o compõe. Essa superfície está, então, ligada a movimentação que ocorre em seu interior.

4- Dividem-se em: escudos cristalinos, bacias sedimentares e dobramentos modernos. Escudos cristalinos: constituem a formação mais antiga da crosta terrestre. Nos estudos mais antigos(arqueanos),estão os minerais não-metalicos(granito, ardósia,etc).

Respondido por nataliafransantos
0

1)As rochas magmáticas são aquelas formadas a partir do resfriamento do magma que pode ocorrer na superfície ou em regiões próximas a ela.

As rochas metamórficas são aquelas formadas geralmente no interior do planeta, geralmente por influência das extremas condições de temperatura e pressão.

As rochas sedimentares são aquelas formadas a partir dos sedimentos de outras rochas, ao longo do tempo geológico.

2)A teoria da Deriva Continental, de Wegener, é aquela que defendia a ideia de que os continentes no passado estiveram unidos em uma única massa continental denominada Pangeia, que ao longo do tempo geológico começou a se separar até a disposição dos atuais continentes.

3)A teoria da Tectônica de Placas é aquela que mostra que a superfície terrestre é fragmentada e formada por diversas placas tectônicas. Essa movimentação ocorre a partir dos movimentos convergentes, divergentes e tangenciais.

A sua relação com a Teoria da Deriva Continental é que ela comprova as ideias de Wegener, pois nesse período os trabalhos de mapeamento do assoalho oceânico permitiram que a ideia de que os continentes estariam em movimento, pudesse ser comprovada.

4)As províncias geológicas do planeta são os escudos cristalinos, os dobramentos modernos e as bacias sedimentares. Eles são formados a partir da estabilização tectônica (crátons), da movimentação entre as placas tectônicas (dobramentos modernos) e pela deposição de sedimentos (bacia sedimentar).

5)A importância econômica das províncias geológicas estão relacionadas com a extração de minerais importantes para as atividades da atual sociedade.

Nos escudos cristalinos podem ser encontrados minerais metálicos como ferro e ouro e nas bacias sedimentares os combustíveis fósseis como petróleo e gás natural.

6)A estrutura geológica brasileira é bastante antiga e desgastada, sendo formada por escudos cristalinos e bacias sedimentares.  

A teoria da Deriva Continental e da Tectônica de Placas ajudou a compreender o funcionamento do planeta

Através das teorias da Deriva Continental e da Tectônica de placas, foi possível compreender a estrutura interna da Terra e expandir o conhecimento sobre o funcionamento das províncias geológicas do planeta.

Bons estudos!

Aprenda mais sobre a Teoria da Deriva Continental em: https://brainly.com.br/tarefa/41197649

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes