História, perguntado por Karolssps, 9 meses atrás

Me ajudem por favor!

1) A sociedade ateniense também sofreu um processo de divisão das terras como o que ocorreu em Esparta. Como foi esse processo?
R.



2) Politicamente, os eupátridas detinham o controle e apoiavam o rei, caracterizando uma monarquia. Quando o regime monárquico entrou em decadência?
R.

Soluções para a tarefa

Respondido por miguels90
209

Resposta:

1) As melhores terras ficaram com os pater famílias e seus parentes próximos, os

eupátridas; as menos férteis, com pequenos proprietários, e muitos ficaram sem

terras, que se dedicavam ao comércio e ao artesanato.

2)Quando os reis tentaram uma ampliação de seus poderes, fazendo com que os

eupátridas estabelecessem uma oligarquia.


anaflaviaflnd: obrigado man
Respondido por nataliafransantos
20

A) O processo de divisão na sociedade ateniense ocorreu de maneira desigual entre as classes sociais. Os pater familias ficaram com as melhores terras, seus parentes próximo, denominados eupátridas, ficaram com as terras de menor fertilidade. As pessoas que se dedicavam ao comércio e ao artesanato ficaram sem terras.  

B) O regime monárquico entrou em decadência quando os reis tentaram realizar a ampliação de seus poderes, o que fez com que os eupátridas estabelecessem uma oligarquia.  

Atenas teve diferentes experiências e foi primeiramente uma monarquia, passando depois por uma oligarquia, tirania até chegar à democracia. A sociedade ateniense era formada pelos eupátridas (elite), demiurgos (comerciantes), os georgóis (pequenos proprietários rurais), os thetas (marginalizados), os metecos (estrangeiros) e na base da sociedade ateniense estavam os escravos, que podiam ser escravizados através de guerras ou por dívidas.  

Bons estudos!

Veja mais sobre o assunto em:

https://brainly.com.br/tarefa/5387143

Anexos:
Perguntas interessantes