História, perguntado por krois, 5 meses atrás

Me ajudem por favor

01. Qual foi o principal produto exportado pela colônia portuguesa na América?

02. A primeira atividade econômica desenvolvida em terras brasileres foi a extração do?

03. Outras atividades também foram desenvolvidos, com o objetivo de atender as necessidades da empresa açucareira. Entre essas atividades podemos citar:

04. A criação de gado se tornou uma importante atividade colonial, além de ser utilizado como força para movimentar a engenho e transportar mercadorias, o gado servia?

05. Onde acontecia a produção açucareira?

06. Como era a composição do engenho?

07. O trabalho no engenho necessitava de um grande número de trabalhadores, mão-de-obra utilizada veio da?

08. A substituição da mão-de-obra indígena pela do negro africano for justificada pelo ?

09. Nos réculos XVI e XVII, a comercialização do açúcar gerou?

10. Neste momento o Brasil ocupava que pasição no mundo?​

Soluções para a tarefa

Respondido por brendasantos462
1

Resposta:

1- Açúcar.

2- Pau-brasil.

3- Criação de gado, o plantio de cacau, algodão e fumo.
4- Alimento.
5- Brasil.

6- Eram compostas por uma moenda, uma casa das caldeiras e das fornalhas e a casa de purgar.

7- Continente africano.

8- Índios não estavam acostumados com o trabalho forçado.

9- Altos lucros.

10- O Brasil ocupa a 7ª posição no ranking.

Explicação:

1- O açúcar foi o principal produto exportado pela colônia portuguesa na América. O lucrativo negócio da cana-de-açúcar gerou altos lucros para colônia por mais de três séculos.
2- A primeira atividade econômica desenvolvida em terras brasileiras foi à extração do pau-brasil. A mão de obra utilizada foi a indígena, após um período de diplomacia, em que portugueses optaram por uma convivência pacífica com os nativos, eles resolveram usar da força para convencê-los a trabalhar.
3- Outras atividades como a criação de gado, o plantio de cacau, algodão e fumo também foram desenvolvidas, mas tinha como objetivo atender às necessidades da empresa açucareira. Parte da cana-de-açúcar era destinada a produção de aguardente ou cachaça e rapadura.

4- A criação de gado foi a atividade mais importante para o povoamento dos sertões do Nordeste e das campinas do Sul, contribuindo muito para a consolidação do território colonial. O gado era usado exclusivamente como alimento. Por isso, inicialmente era criado no próprio engenho.

5- A produção no Brasil alcançou o apogeu durante as três primeiras décadas do século XVII.

6- Mais conhecidos como engenhos, tais localidades eram compostas por uma moenda, uma casa das caldeiras e das fornalhas e a casa de purgar. Com o desenvolvimento da economia açucareira, os engenhos se espalharam de forma relativamente rápida no espaço colonial, chegando a contar com 400 unidades no começo do século XVII.

7- O trabalho no engenho necessitava de um grande número de trabalhadores, a mão-de-obra utilizada veio principalmente do continente africano. O trabalho do negro africano foi à base da economia açucareira. O escravo estava presente em todas as fases da produção: plantio, cultivo, beneficiamento da cana e transporte.

8- A segunda das razões pelas quais a mão de obra indígena foi substituída por escravos africanos é que os índios não estavam acostumados com o trabalho forçado, sendo que muitos não suportavam; havia fugas e rebeliões constantes, além de que milhares de indígenas morreram por causa das doenças trazidas pelos portugueses.
9- Nos séculos XVI e XVII, a comercialização do açúcar gerou altos lucros para os donos de engenho, elevando o Brasil a posição de maior produtor de açúcar do mundo. Portugueses e holandeses também foram beneficiados pelo sucesso desse lucrativo comércio.

10- Dessa forma, em relação ao ano anterior, pode-se dizer que o percentual teve uma alta de 1,2 pontos, fazendo com que o Brasil saísse da 13ª ocupação no ranking de empreendedorismo mundial diretamente para o 7º lugar. Esses dados são coletados pela GEM (Global Entrepreneurship Monitor).

Espero ter ajudado.

Perguntas interessantes