ME AJUDEM POR FAVOOR
No período da Guerra Fria, os conflitos geopolíticos implicavam riscos nucleares e ataques físicos a infraestruturas como estradas, redes elétricas ou gasodutos. Hoje, além dessas implicações, a Ciberguerra ou Guerra Fria Digital
a) representa uma possibilidade real de interferência em sistemas informacionais nacionais, mas seu uso efetivo mantém-se apenas como uma ameaça.
b) baseia-se na capacidade integrada de sistemas computacionais espionarem governos antagônicos, com o objetivo de manipular informações de todo tipo.
c) envolve o uso de softwares (malwares) e programas robôs para invadir redes sociais e computadores, mas nunca interferiu em processos eleitorais.
d) visa ao controle da informação como uma forma de poder político, mas inexistem, no mundo, cibercomandos, ou seja, a quarta força armada.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra b
Explicação:
GABARITO:
b) baseia-se na capacidade integrada de sistemas computacionais espionarem governos antagônicos, com o objetivo de manipular informações de todo tipo.
Nos trinta anos após a queda do Muro de Berlim e o fim da Guera Fria, um novo cenário de tensão geopolítica aparece, no qual os conceitos de ciberguerra, ciberespionagem e ciberterrorismo são usados para descrever relações entre países antagônicos.
Resposta:
Alternativa b
Explicação:
GABARITO DA QUESTÃO B
RESOLUÇÃO ou GABARITO COMENTADO
A guerra cibernética é uma modalidade de conflito que resulta do avanço dos sistemas informacionais, permitindo que países, empresas ou organizações disputem o poder no ciber espaço por meio da espionagem, fake news e alterações de sistemas. A questão aborda tema atual, cada vez mais frequente na mídia, como exemplo a denúncia feita pelo ex-agente Edward Snowden da NSA, Agência de Segurança Nacional, dos Estados Unidos, no documentário “Citizen Four” e no filme “Snowden”.
DISTRATORES
A alternativa A está incorreta, pois as guerras cibernéticas são concretas e não ameaças, entre outros exemplos, o apagão sofrido pela Ucrânia em 2015, depois que hackers usaram um malware para controlar os sistemas de gerenciamento das três maiores distribuidoras de energia elétrica do país.
A alternativa C está incorreta, pois hackers russos interferiram nas eleições dos EUA.
A alternativa D está incorreta, pois os cibercomandos já existem, a exemplo do ataque cibernético americano em 2010, quando o vírus Stuxnet - nunca reivindicado, mas atribuído em grande medida a Israel e Estados Unidos - paralisou a frota de centrífugas usadas por Teerã para o enriquecimento de urânio.
Desde então, várias instituições e empresas americanas foram vítimas de hackers chineses que roubaram bases de dados e segredos comerciais, hackers norte-coreanos que roubaram bitcoins, e outros hackers que extorquiram milhões de dólares de corporações, comunidades locais e hospitais.
Espero ter ajudado!! (: