(ME AJUDEM POR FAVOOOOR)
O mito é uma realidade cultural extremamente complexa, que pode ser abordada e interpretada em perspectivas múltiplas e complementares [...]. O mito conta uma história sagrada; ele relata um acontecimento ocorrido no tempo primordial, o tempo fabuloso do princípio. Em outros termos, o mito narra como, graças às façanhas dos entes sobrenaturais, uma realidade passou a existir [...]. Os mitos revelam, portanto, sua atividade criadora e desvendam a sacralidade (ou simplesmente a sobrenaturalidade) de suas obras. Em suma, os mitos descrevem as diversas e, algumas vezes dramáticas, interrupções do sagrado (ou do sobrenatural) no mundo. É essa interrupção do sagrado que realmente fundamenta o mundo e o converte no que é hoje.
ELIADE, Mircea. Mito e realidade. 4 ed. Trad. Pola Civelli. São Paulo: Perspectiva, 1994, p. 11 (fragmento)
Podemos estabelecer as diferenças do pensar mítico e filosófico a partir da seguinte reflexão:
a) O pensamento mítico se distinguiu por ser totalmente sistematizado, enquanto a filosofia restringe suas questões meramente ao cosmo.
b) A filosofia e o mito se assemelham por explicarem os fenômenos de uma maneira lógica e sistematizada.
c) A filosofia é irracional e o mito é lógico.
d) O mito narra a origem a partir do divino, enquanto a filosofia discute de forma lógica a origem, o pressente e o futuro das coisas.
e) A narração mítica é completamente burra e irracional, e o a filosofia é a explicação
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Resposta:
Alternativa "D".
Explicação:
Todas as outras estão totalmente inadequadas, a única correta é o item "D", pois explicita de maneira objetiva a distinção existente entre mito e filosofia.
Perguntas interessantes