Ed. Física, perguntado por leticiasg1712, 6 meses atrás

Me ajudem, por favoooooor
O esporte adaptado para deficientes chegou ao Brasil no ano de 1958, trazido por Robson Sampaio e Sergio Serafim de Almeida, que foram os fundadores. Esses esportes adaptados foram trazidos de qual país?

Soluções para a tarefa

Respondido por lauracarolina66
1

co. Davies como já era praticante de tiro viu a oportunidade de estar trabalhando onde ele mais entendia que era a prática do tiro ao alvo, pois as atividades pararam de 1957 a 1959, em virtude da falta de instrutores qualificados. Foi então que Ernie Davies fundou um grupo para tiro a ar e estabeleceu as regras para as competições entre atiradores com necessidades especiais. Ele escolheu para este fim as espingardas de marca Daisy, movidas à mola e êmbolo, porque representava risco menor para os participantes. As competições de tiro ao alvo, tanto em base individual quanto em equipe, ainda se encontram pouco evoluídas em nível nacional.

Resposta:Após a I Guerra Mundial que o esporte começou a ser utilizado como ferramenta para reabilitação e inserção social da pessoa portadora de deficiência. No início a preocupação centrava-se em oferecer um tratamento aos indivíduos que sofreram traumas medulares durante o combate. Entretanto, em 1944, por meio de um convite do Governo Britânico, Dr. Ludwig Guttmann inaugurou o centro de traumas medulares dentro do Hospital de Stoke Mandeville. É a partir deste ponto da história que começa segundo pesquisadores e material bibliográfico referente ao assunto, o início do que hoje podemos presenciar de Esporte Paraolímpico.

Na verdade alguns registros marcam a existência do esporte para portadores de deficiência há mais tempo e alguns documentos datados dos séculos XVIII e XIX atestam a importância da atividade física como agente reeducador e reabilitador destas pessoas. Antes mesmo do marco histórico de 1948 quando foi implantado o primeiro programa de esportes na Inglaterra, registros de 1932 apontam para a existência de uma associação de jogadores de golfe de um só braço na Inglaterra.

Dr. Guttmann introduziu o esporte como parte do tratamento de reabilitação de lesados medulares. A receptividade positiva fez com que rapidamente a atividade física evoluísse para o nível competitivo. Assim, em 1948 foram realizados os primeiros Jogos de Stoke Mandeville, paralelamente aos Jogos.

Olímpicos que ocorriam em Londres. Com isso, aconteceram as primeiras competições de atletas em cadeira de rodas. Desde então, de quatro em quatro anos são realizados os Jogos de Stoke Mandeville (ADAMS, 1985). Este primeiro passo foi fundamental para o crescimento do Paradesporto Mundial.

Em 1952, foi fundado o Comitê Internacional dos Jogos de Stoke Mandeville, que depois viria a se tornar a Federação Internacional de Esportes em Cadeira de Rodas de Stoke Mandeville (ISMWSF). Hoje, a ISMWSF é responsável pela organização e realização de eventos mundiais direcionados aos atletas cadeirantes.

Em 1960, o Dr. Antônio Maglio, diretor do Centro de Lesionados Medulares de Ostia, Itália, sugeriu ao Comitê Internacional dos Jogos de Stoke Mandeville que a competição fosse realizada em Roma, logo após das XVI Olimpíadas. Assim, aconteceriam os primeiros Jogos Paraolímpicos. A competição utilizou as mesmas instalações dos atletas não portadores de deficiência e reuniu 400 paratletas. No total, participaram da primeira Paraolimpíada 23 países e o evento contaram com o apoio de autoridades locais. A partir daí, com raras exceções, os Jogos Paraolímpicos passaram a ser realizados algumas semanas após os Olímpicos na mesma cidade.

Em 1964, foi criada a Organização Internacional de Esportes para Deficientes (ISOD). A ISOD, na época, oferecia aos atletas com outras deficiências, que não a lesão medular, a oportunidade de participarem de eventos que contribuíssem para o desenvolvimento esportivo dos mesmos. Já no início, a ISOD contava com a filiação de 16 países. Até então somente havia competições paraolímpicas para pessoas em cadeira de rodas. Já a história do tiro ao alvo para as pessoas com necessidades especiais foi introduzida formalmente em 1954, no Hospital Estadual Gillette, em St. Paul, no Estado de Minnessota. O local originalmente usado era uma pista de 15m de comprimento para tiros com calibre 0,22, construída e financiada pelo posto # 5 da Legião Americana em St. Paul.

Respondido por drewpoliana3
1

Resposta:

Britânia

Explicação:

em 1944, por meio de um convite do Governo Britânico, Dr. Ludwig Guttmann inaugurou o centro de traumas medulares dentro do Hospital de Stoke Mandeville. É a partir deste ponto da história que começa segundo pesquisadores e material bibliográfico referente ao assunto, o início do que hoje podemos presenciar de Esporte Paraolímpico.

Perguntas interessantes