História, perguntado por 621239, 6 meses atrás

Me ajudem pls

No decorrer de qual período da História foi construída a distinção entre os conceitos de público e privado?

Qual o objetivo do Estado a partir do século XVI na Europa?

O que propiciou com a interferência do Estado sobre a sociedade europeia?

Além do fortalecimento do Estado moderno, quais os outros fatores que os historiadores apontam como contribuição do processo de divisão entre o público e privado?

Qual a contribuição da difusão da alfabetização?

Como era o cotidiano das pessoas no final da Idade Média?

Quais as transformações durante a transição da Idade Média para a Idade Moderna?

Soluções para a tarefa

Respondido por Beba11126
2

Resposta:

1. No presente trabalho, trataremos da concepção de público e privado segundo a filosofia política aristotélica. Como texto basilar, tomaremos A Política, do próprio Aristóteles, de onde brota a questão central desta pesquisa. Serviremo-nos também da iluminação filosófica de Hannah Arendt que, com base no ensinamento do aristotelismo, realizou um estudo político da sociedade em sua obra A Condição Humana, utilizada por nós.

2.O Estado Nacional Moderno ou Antigo Regime consistiu em um conjunto de práticas envolvendo questões de ordem econômica, social e política. A partir do século XVI, a Europa Ocidental sofreu diversas transformações que promoveram o crescimento das cidades, das atividades comerciais e da ciência. Foi em meio a essas mudanças que as Monarquias Nacionais surgiram, contribuindo para o fortalecimento do poder real e acarretando no desaparecimento gradual da servidão e no declínio do mundo feudal.

3.O mercantilismo é um conjunto de práticas econômicas exercidas pelas nações europeias entre os séculos XV e XVIII. Suas características são:

intervenção do Estado na economia

metalismo

balança comercial favorável

A origem do mercantilismo se deu na transição do feudalismo para o capitalismo. Enquanto, na Europa, os Estados nacionais adotavam medidas mercantilistas, para obterem mais lucros em suas transações comerciais, e acumulavam riquezas, no Brasil, os portugueses tiveram a exclusividade do comércio das riquezas brasileiras.

4.Fontes históricas são documentos produzidos pelos seres humanos ao longo do tempo e indispensáveis para o trabalho do historiador no estudo sobre o passado. São objetos, escritos, imagens, sons que fornecem informações relativas a algum período da história. A forma de se analisar essas fontes se modificou ao longo do tempo, principalmente no começo do século XX, quando as fontes passaram a não se restringirem apenas ao documento oficial escrito.

Seus tipos são:

documentos textuais

vestígios arqueológicos

representações pictóricas

registros orais

5.A difusão científica vem sendo apontada como instrumento, e mesmo como movimento social capaz de intermediar o fortalecimento da cidadania e a melhoria da saúde de populações. Propõe-se uma reflexão concernente à integração de aspectos envolvidos na difusão de ciência em saúde, a partir de ponderações englobando ciência, educação, linguagem e comunicação, bem como a compreensão e domínio públicos de ciência.

6.As condições de vida da população na Idade Média eram muito duras. A expectativa de vida era pequena, a mortalidade era bastante elevada e aqueles que ultrapassavam os quarenta anos de idade eram considerados velhos. As guerras proliferavam, as doenças eram costumeiras e não existiam remédios eficazes para combatê-las.

7.A transição da Idade Média para a Idade Moderna foi marcada por inúmeras mudanças na Europa: o comércio se intensificou, as cidades se desenvolveram, a burguesia se tornou um grupo social muito poderoso, enquanto a nobreza e o clero perderam prestígio.

Explicação:

espero ter ajudado!


621239: cara te amo casa comigo
Beba11126: ok
Beba11126: hahah
Perguntas interessantes