História, perguntado por biasardinhataschetto, 5 meses atrás

me ajudem pfvvvvvvv é pra hjj
O Index Librorum Proibitorum (Índice dos Livros Proibidos) era uma lista de livros que foi publicada pela Igreja Católica em 1559 e só revogada em 1966, pelo papa Paulo VI. Na lista, foram inseridos, ao longo desse período, os livros considerados contrários à doutrina e à moral do catolicismo. A esse respeito, responda às questões propostas.



a) Explique o contexto político-religioso de sua primeira publicação.

b) Cite duas personagens históricas que foram perseguidas pela I.C.A.R. neste período.

Soluções para a tarefa

Respondido por 00001133907362sp
6

Resposta:

a) A primeira versão do Index Librorum Prohibitorum foi promulgada pelo Papa Paulo IV em 1559 como uma defesa da Igreja diante da invenção da prensa e da Reforma Protestante, que ameaçavam a autoridade católica

b) O Index foi abolido em 1966 pelo Papa Paulo VI porque a vigilância sobre heresiais e outras formas de heterodoxia perdeu sua relevância e porque já era impossível para a Igreja supervisionar todas as obras impressas.

c) João Calvino foi um dos principais responsáveis pela expansão do Protestantismo na Europa e fundou uma doutrina que defendia que a bíblia fosse interpretada livremente pelos fiéis, que fossem realizados cultos simples em vernáculo e que a salvação era pré determinada por Deus (Teoria da Predestinação).

Já Simone de Beauvoir foi incluída no Index após o lançamento do seu ensaio "O segundo sexo" que defendia que a condição feminina é uma construção social que se desenvolve coletivamente - "Não se nasce mulher, torna-se" - o que ia contra ao que Catolicismo pregava.

Explicação:

:)


00001133907362sp: por favor,caso minha resposta te ajude de um "obrigada" clicando no coração :/ isso nos ajuda muito tbm :)
rochajullia180: Quem é do elite???
ikerpaes34: eu
Perguntas interessantes