Me ajudem pfvvvvvv
b) A estrutura tridimensional da molécula de DNA - a dupla hélice - foi descoberta em 1953, por Francis Crick, James Watson e Maurice Wilkins, quando trabalhavam em Cambridge, no Reino Unido. Essa descoberta foi um marco na ciência e na genética molecular . Assim, abriu caminho para o desenvolvimento da biologia molecular, da indústria da biotecnologia e de uma compreensão maior da biologia humana. Cite algumas dessas vantagens possibiltadas pelo DNA na medicina:
c)Deque maneira utiliza-se DNA para teste de paternidade:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Etapas do Exame de DNA
O processo experimental é chamado de DNA fingerprint. A primeira etapa do exame de DNA consiste na coleta das amostras de todos os indivíduos relacionados. No caso, de um exame de paternidade, é preciso coletar não só amostras de material genético do(s) suposto(s) pai(s) e do(s) filho(s), como também da mãe, já que metade do material genético do filho é herdado da mãe.
A amostra pode ser sangue, pêlos e fios de cabelo contendo raiz, pedaços de pele, esperma e todo e qualquer material que contenha células dos indivíduos. Atualmente o método mais utilizado é o esfregaço da mucosa bucal com uma haste flexível para coletar células da boca.
Uma vez coletadas as amostras, elas passam por processos de extração e purificação do DNA, a fim de que, ao final dos processos, apenas o DNA dos indivíduos possa ser submetido às demais etapas.
Após a purificação, o DNA de cada indivíduo é colocado, separadamente, em contato com enzimas de restrição muito utilizadas na Engenharia Genética. Essas enzimas possuem a capacidade de clivar (quebrar) a molécula de DNA ao encontrar sequências específicas de pares de base, formando, assim, um conjunto de moléculas de DNA separadas em vários pedaços de tamanhos variados.
É muito importante que seja usada a mesma classe de enzimas de restrição em cada amostra de DNA dos indivíduos. Como metade do material genético é herdado do pai e metade é herdado da mãe, espera-se que o padrão de fragmentos encontrado na amostra do(s) suposto(s) filho(s) seja similar aos fragmentos encontrados na amostra de DNA materno e do(s) suposto(s) pai(s).
Uma vez que o DNA de todos os indivíduos esteja fragmentado, as amostras são submetidas a um processo de separação chamado eletroforese. A eletroforese faz com que moléculas carregadas migrem de um polo a outro dentro um gel de eletroforese quando submetidas a uma corrente elétrica. Ao longo dessa migração, ou "corrida eletroforética", as moléculas menores de DNA tendem a "correr" mais rapidamente para o polo oposto, enquanto as moléculas maiores, devido a dificuldade em se movimentarem com o pulso elétrico, acabam não correndo tão rapidamente
Equipamento de Eletroforese em Gel.
Ao final da corrida, as moléculas menores tendem a se localizar na região mais baixa do gel, enquanto as moléculas maiores tendem a se concentrar na região inicial da corrida, localizada na parte superior do gel. As concentrações dessas moléculas formam bandas ao longo do gel que, ao ser corado com corantes específicos e submetido à luz UV, pode ser analisado.
Exemplo de um gel de eletroforese corado. As bandas localizadas na parte superior do gel são fragmentos maiores de DNA e as bandas localizadas na região inferior do gel são de fragmentos menores de DNA.
Interpretação do Exame de DNA
Sabendo que o padrão observado na coluna do DNA do(s) suposto(s) filho(s) deve ser encontrado do DNA materno e/ou na coluna do DNA do(s) suposto(s) pai(s), os cientistas analisam banda por banda do gel encontrado.
A banda que não for similar entre a mãe e o filho (a mãe possui uma banda e o filho não ou o filho possui uma banda e a mãe não) é, então, comparada entre o filho e o suposto pai. Se as bandas forem semelhantes, isto é, se os indivíduos possuírem o mesmo padrão (ausência ou presença de banda), significa que o DNA é complementar e, portanto, apresenta um grau de parentesco.