História, perguntado por pedokadoka, 9 meses atrás

ME AJUDEM, PFVVVV:) (pergunta na foto)​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por micerato
2

Resposta: essa é fácil

Explicação:

Crise Financeira - No ano de 1829, a desvalorização da moeda em relação ao valor da libra esterlina acarretou o fechamento do Banco do Brasil. Essa situação provocou o encarecimento da importação de produtos almejados por parte da elite brasileira, que se revoltou contra os portugueses, que, por sua vez, conseguiam monopolizar o mercado interno, vendendo no varejo.

Relacionamento com a marquesa de santos - Quando Leopoldina morreu, parte da população passou a acusar Domitila de envenenamento. A primeira esposa de Dom Pedro I era admirada por muitos, muito em virtude de seu papel na luta pela Independência.  A perda fez Pedro I ficar cada vez mais impopular. Pouco depois ele acabou casando com Amélia de Leuchtenberg.

Sucessão do trono português -  Em 1826, D. João VI morreu, e isto gerava uma nova tensão no Brasil, haja vista que D. Pedro I era herdeiro do rei morto. Além disso, em 1830, o rei Carlos X, da França tem seu governo interrompido, sendo instituída neste país a Monarquia de Junho, de tendências liberais, o que ameaçava mais ainda os interesses dos monarquistas de orientação absolutista, que faziam coro com o governo de Pedro I.

Noite das garrafadas - D. Pedro I resolve fazer uma visita aos liberais de Minas Gerais, em 1831. Não é bem recebido nesta província, e então, quando volta ao Rio de Janeiro, os portugueses que residiam nesta cidade e eram seus partidários, fizeram uma festa com luminárias para receber o imperador. Os brasileiros, descontentes, começaram a quebrar as janelas dos portugueses. Estes últimos revidaram atirando garrafas contra os primeiros, constituindo assim o episódio conhecido como Noite das Garrafadas.

espero ter ajudado!


pedokadoka: opa, vc parece ser bom em história. pode me ajudar na minha outra pergunta também?
Perguntas interessantes