ME AJUDEM PFVVV
A Sociologia sempre teve como um dos objetos de estudos o conflito entre as classes sociais. Na América Latina, por exemplo, a Sociologia do início do século XX sofreu intensas influências das teorias marxistas, na medida em que suas preocupações passaram a ser o subdesenvolvimento dos países latinos.
No Brasil, nas décadas de 1920 e 1930, estudiosos se debruçaram em busca do entendimento da formação da sociedade brasileira, analisando temas como abolição da escravatura, êxodos e estudos sobre índios e negros. Dentre os autores mais significativos, temos: Sérgio Buarque de Holanda (Raízes do Brasil-1936), Gilberto Freyre (Casa Grande & Senzala-1933) e Caio Prado Júnior (Formação do Brasil Contemporâneo-1942)
Nas décadas seguintes, a Sociologia praticada no Brasil voltou-se aos estudos de temas relacionados às classes trabalhadoras, tais como salários e jornadas de trabalho, e também comunidades rurais. Na década de 1960 a Sociologia passou a se preocupar com o processo da industrialização do país, nas questões de reforma agrária e movimentos sociais na cidade e no campo; a partir de 1964 o trabalho dos sociólogos se voltou para os problemas socioeconômicos e políticos brasileiros, originados pela tensão de se viver num regime militar (ou ditadura militar, que no Brasil foi de 1964 a 1985), nesse período a Sociologia foi banida do ensino secundarista.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Sociologia é uma disciplina de suma importância para a educação no Ensino Médio, pois colabora com o crescimento do educando, buscando resgatar a importância de um convívio social saudável. Em sala de aula a Sociologia abrange vários aspectos da vida do indivíduo, pois traz para a discussão entre os alunos, temáticas do dia a dia, sendo uma forma de aprendizagem diferenciada, resgatando a ideia de sociedade, de relacionamento interpessoal, assim como levando os alunos a refletirem conceitos de importantes sociólogos sobre a vida social. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo apresentar a importância da disciplina de Sociologia para o desenvolvimento do aluno no Ensino Médio. Buscou-se ainda avaliar os avanços e desafios encontrados em sala de aula para ministrar essa disciplina. Para alcançar tais objetivos foi utilizada como metodologia a pesquisa bibliográfica, enquanto fonte essencial para compreendermos a importância da Sociologia no Ensino Médio.