Sociologia, perguntado por Camillefly, 4 meses atrás

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Rodrigo Vieira Assis, no artigo “Para uma sociologia das visões de mundo: uma teoria praxiológica da cultura a partir de Karl Mannheim e Pierre Bourdieu”, promove uma profunda discussão sobre o conceito de visão de mundo. Assis, em seu estudo, retoma brevemente um pensamento de Michael Löwy ao pontuar que as visões de mundo podem ser compreendidas como “um conjunto orgânico, articulado e estruturado de valores, representações, ideias e orientações cognitivas, inteiramente unificado por uma perspectiva determinada, por um certo ponto de vista socialmente condicionado.” Esta frase de Löwy auxilia na compreensão das reflexões de Mannheim e Bourdieu sobre a temática abordada. Agora, assinale a alternativa correta sobre o estudo das visões de mundo:



a.

As visões de mundo não estão socialmente situadas na dinâmica das relações entre cultura, posição social, pensamento e ação.



b.

A visão de mundo de um ator social, embora traga elementos de sua singularidade, não está desvinculada da relação com o grupo social ao qual está integrado e à situação sociopolítica e cultural que o circunda.



c.

Partimos da compreensão que a ideologia não tem como objetivo justificar e conservar estruturas existentes e a utopia não almeja mudar realidades por meio de ações transformativas e críticas. Sendo assim, visões de mundo não podem carregar propriedades da ideologia e utopia.



d.

Compreende-se a visão de mundo, portanto, apropriando-se da visão do indivíduo separada do seu ser-no-mundo (considerando associação, conflito, sistemas de dominação, habitus etc).



e.

A cultura não é o espaço em que se constituem e se produzem os significados que determinam as possibilidades e os limites da percepção da realidade social, as visões de mundo, por indicarem a “estrutura total” do pensamento de grupos historicamente estabelecidos.

Soluções para a tarefa

Respondido por hingridgomes34
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Resposta:

d.

Compreende-se a visão de mundo, portanto, apropriando-se da visão do indivíduo separada do seu ser-no-mundo (considerando associação, conflito, sistemas de dominação, habitus etc).

Explicação:

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