Me ajudem pfvv
Qual a digestão química de:
Quimotripsina
Ptialina
Renina
Maltase
Enteroquinase
Lipose pancreática
Tripsina
Soluções para a tarefa
Ptialina: Quebra amido em maltose.
Quimiotripsina: Quebra proteínas em peptídeos.
Renina: Quebra caseína do leite materno.
Maltase: Quebra a maltose em glicose.
Enteroquinase: Catalisa tripsinogênio em tripsina.
Lipase Pancreática: Quebra lipídeos em triglicerídeos.
Tripsina: Quebra proteínas em peptídeos como a quimiotripsina.
Resposta:
PTIALINA: Secretada pelas glândulas salivares situadas na boca, age sobre o amido. Atua melhor em pH neutro ou ligeiramente alcalino (pH de 6,2 a 7,2).
- TRIPSINA: Protease (enzima que age sobre proteínas) produzida pelo pâncreas na forma inativa de tripsinogênio. Ao entrar em contato com uma enzima produzida pelas células da parede do intestino delgado chamada enteroquinase, o tripsinogênio se trona ativo e assim vira a tripsina. Como as outras enzimas do pâncreas e as do intestino delgado, trabalha melhor em pH alcalino.
- QUIMOTRIPSINA: Praticamente igual a tripsina... É liberada pelo pâncreas na forma inativa de quimotripsinogênio e trabalha melhor em pH alcalino.
- MALTASE: Atua sobre a maltose (formadas na digestão do amido) e a transforma em duas moléculas de glicose. É produzida pelo intestino delgado.
Além das enzimas citadas acima, existem ainda outras, como diversas peptidades (atuarão sobre subprodutos da digestão de proteínas: os peptídios), as nucleases (agem sobre os ácidos nucléicos) e as nucleotidades (agem sobre os nucleotídeos).
Existe também uma outra substância, que NÃO é uma enzima, chamada BILE. Agora você se pergunta: "Se a bile não é uma enzima então pra que serve?" A resposta é simples, a bile age como um emulsificante que vai transformar as macromoléculas de gordura (lipídios) em moléculas menores (não a ponto de serem micromoléculas). Assim, a atuação da bile é física e muito parecida com a dos dentes.
Explicação: