ME AJUDEM PFVV
Leia o trecho do conto:
Uma menina chamada Chapeuzinho Azul
Aposto que você adivinhou que essa menina conhecida pelo apelido de Chapeuzinho Azul era irmã daquela outra menina conhecida pelo apelido de Chapeuzinho Vermelho.
As duas meninas ganharam seus chapeuzinhos no mesmo dia. Foi no Dia da Criança de mil seiscentos e me esqueci. Elas gostaram tanto de ganhar seus chapeuzinhos que até se esqueceram de ficar bravas porque não tinham ganho as bonecas que tanto queriam.
Esses chapeuzinhos na verdade eram duas capinhas com capuz, mas todo mundo conhece a história da menina que ganhou a roupinha vermelha como “Chapeuzinho Vermelho”, então vamos fingir que as capinhas com capuz eram chapeuzinhos, está bem?
Esse trecho tem a 3ª pessoa como foco narrativo,e narrador sendo: A- onisciente,sabe tudo sobre as personagens B- observador, observa exteriormente as personagens C- personagem, conhece tudo o que acontece na história D- protagonista,conta os fatos sob o ponto de vista de personagem principal
Soluções para a tarefa
Resposta:
B) Observador,observa exteriormente as personagens.
Espero ter ajudado
Resposta:
A- onisciente,sabe tudo sobre as personagens
B- observador, observa exteriormente as personagens
C- personagem, conhece tudo o que acontece na história
D- protagonista,conta os fatos sob o ponto de vista de personagem principal
para comprovar, vamos voltar no trecho em que o mesmo diz '' então vamos fingir que as capinhas com capuz eram chapeuzinhos, está bem? ''
o narrador interage com o leitor, sai da terceira pessoa ( se transforma em ''nós'', 2° pessoa do plural)
Explicação:
O narrador-personagem conta na 1ª pessoa a história da qual participa também como personagem.
Ele tem uma relação íntima com os outros elementos da narrativa. Sua maneira de contar é fortemente marcada por características subjetivas, emocionais. Essa proximidade com o mundo narrado revela fatos e situações que um narrador de fora não poderia conhecer. Ao mesmo tempo, essa mesma proximidade faz com que a narrativa seja parcial, impregnada pelo ponto de vista do narrador.
O narrador-observador conta a história do lado de fora, na 3ª pessoa, sem participar das ações. Ele conhece todos os fatos e, por não participar deles, narra com certa neutralidade, apresenta os fatos e os personagens com imparcialidade. Não tem conhecimento íntimo dos personagens nem das ações vivenciadas.
O narrador-onisciente conta a história em 3ª pessoa e, às vezes, permite certas intromissões narrando em 1ª pessoa. Ele conhece tudo sobre os personagens e sobre o enredo, sabe o que passa no íntimo das personagens, conhece suas emoções e pensamentos.
Ele é capaz de revelar suas vozes interiores, seu fluxo de consciência, em 1ª pessoa. Quando isso acontece, o narrador faz uso do discurso indireto livre. Assim, o enredo se torna plenamente conhecido, os antecedentes das ações, suas entrelinhas, seus pressupostos, seu futuro e suas consequências.
espero ter ajudado ^^