Geografia, perguntado por annewithane20, 9 meses atrás

Me ajudem pfvv, Geografia ​

Anexos:

imblue77777: vc quer que seja respondido todas as perguntas
annewithane20: as que vc souber já me ajuda
imblue77777: ok
imblue77777: pera ai que eu to pequisando blz
annewithane20: blz
annewithane20: obgg
imblue77777: DESCULPA PELA DEMORA
annewithane20: sem problemas
imblue77777: A 1 NÃO DEU P´RA RESPONDER TBM DESCULPA ):
annewithane20: ata, não tem problema

Soluções para a tarefa

Respondido por imblue77777
1

2)A sociedade brasileira tem acompanhado pela mídia o debate sobre a escassez de água que assola a região sudeste do Brasil. Tratado como disputa entre o Rio de Janeiro e São Paulo, a polêmica estabelecida na imprensa não aborda o problema com a profundidade que a complexidade da questão demanda. Visando contribuir para jogar uma luz sobre esta discussão, a Academia Brasileira de Ciências promoveu, nos dias 20 e 21 de novembro, o Simpósio “Recursos Hídricos na Região Sudeste: Segurança Hídrica, Riscos, Impactos e Soluções”, no Auditório Alcides Ribeiro Teixeira, do Instituto de Botânica de São Paulo.  Após uma contextualização do problema no cenário global e nacional, o simpósio apresentou um diagnóstico conciso e preciso a respeito da situação hídrica no Sudeste do Brasil, observando tanto o cenário de curto prazo, impactado pela intensa seca de 2014, como as perspectivas de médio e longo prazos.  A partir da caracterização de cenários de mudanças climáticas, de usos múltiplos e de níveis de demanda, estabeleceu-se um conjunto de recomendações para soluções estruturais (engenharias, transposições, saneamento, etc.) e não estruturais (educação, redução do consumo, reuso, mobilização, serviços ecossistêmicos, etc.) do problema. É nosso intuito que este esforço contribua para que os governos e a sociedade possam traçar políticas e pautar suas decisões sobre como enfrentar o atual quadro de estresse hídrico, com base em dados objetivos e informações cientificamente fundamentadas.

(ESSA É A RESPOSTA DA 2 SE ACHAR QUE TIVER GRANDE SEGUE O TEXTO RESUMIDODA RESPOSTA):“Recursos Hídricos na Região Sudeste: Segurança Hídrica, Riscos, Impactos e Soluções”, no Auditório Alcides Ribeiro Teixeira, do Instituto de Botânica de São Paulo.  Após uma contextualização do problema no cenário global e nacional, o simpósio apresentou um diagnóstico conciso e preciso a respeito da situação hídrica no Sudeste do Brasil, observando tanto o cenário de curto prazo, impactado pela intensa seca de 2014, como as perspectivas de médio e longo prazos.  A partir da caracterização de cenários de mudanças climáticas, de usos múltiplos e de níveis de demanda

3) Em termos de recursos hídricos, a região é muito rica, pois é drenada por muitos rios, que formam três grandes bacias hidrográficas: a Amazônica, a do Tocantins-Araguaia e a Platina.

(ESSA TA BEM RESUMIDA)

4)O Brasil, segundo a OMS, é um país privilegiado em termos de recursos hídricos, pois possui cerca de 12% de toda a água doce que escorre na superfície do mundo. Porém, a distribuição dessa água no território nacional deixa muito a desejar: 72% desses 12% localizam-se na região norte do país (o potencial médio de água doce nos rios na região norte é de cerca de 3.845,5 km³/ano), onde vivem cerca de apenas 7% de sua população. Muita água numa região com poucos habitantes. Enquanto isso, o Nordeste brasileiro (28% da população do país) possui míseros 3%, 2/3 dos quais localizados na bacia do rio São Francisco – o potencial médio de água doce nos rios nordestinos é de 186,2 km³/ano. Para se ter idéia dessa problemática de distribuição, todos os estados do Norte do país são considerados abundantes em termos de disponibilidade hídrica, capazes de ofertar, a cada um de seus habitantes, um volume superior a 20 mil m³ por ano. Roraima é o estado hidrologicamente mais rico do país, com condições de ofertar a incrível marca de 1,7 milhão de m³/habitante/ano.

(TEXTO RESUMIDO):Enquanto isso, o Nordeste brasileiro (28% da população do país) possui míseros 3%, 2/3 dos quais localizados na bacia do rio São Francisco – o potencial médio de água doce nos rios nordestinos é de 186,2 km³/ano. Para se ter idéia dessa problemática de distribuição, todos os estados do Norte do país são considerados abundantes em termos de disponibilidade hídrica

5)SUA OPINIÃO (É SÓ FALAR QUE TA BOA)

6)Em termos de recursos hídricos, a região Sul é importante para a produção de energia elétrica do Brasil, pois possui duas grandes bacias hidrográficas: a bacia do Rio Paraná, onde está instalada a Usina Hidroelétrica de Itaipu, uma das maiores do mundo, e a bacia do Rio Uruguai.

(ESSA TAMBEM TA BEM RESUMIDA)

DESCULPA PELA DEMORA E ESPERO TER AJUDADO  :)


annewithane20: Obrigada msm, me ajudou muito
Perguntas interessantes