ME AJUDEM PFVRRRR!!!!!!!
1-O texto foi publicado no século XIX, no qual havia o uso de palavras que não são mais comuns na sociedade contemporânea.
quais marcas textuais nos remetem aos termos e/ ou á linguagem característica daquela época?
Soluções para a tarefa
O questionamento acima refere à obra "O noviço", onde na cena 1 temos a presença do seguinte diálogo:
"..Qual o homem que, resolvido a empregar todos os meios, não consegue enriquecer-se? Em mim se vê o exemplo. Há oito anos, eu era pobre e miserável, e hoje sou rico, e mais ainda serei. O como não importa; no bom resultado está o mérito... Mas um dia pode tudo mudar. Oh, que temo eu? Se em algum tempo tiver que responder pelos meus atos, o ouro justificar-me-á e serei limpo de culpa. As leis criminais fizeram-se para os pobres"
Resposta:
O texto publicado no século XIX apresenta o uso de uma linguagem não mais utilizada na literatura moderna. As principais marcas de um diálogo inerente a séculos passados compreendem os termos que atualmente entraram em desuso: "enriquecer-se", " justificar-me-á", "Oh, que temo eu?".
Além disso, a presença de constantes usos da ênclise nos textos também identificam marcas textuais inerentes a diálogos presentes em sociedades do século XIX .
As marcas textuais que nos remetem aos termos e/ ou à linguagem característica do século XIX são:
O emprego das formas verbais: justificar-me-á, principia às dez, tomarmos lugar, o que pensa não sei eu, nem disso se me dá, casar-se-á, lamentar-se-á; Escolhas lexicais: chambre, amofinações, avultado cabedal, dote, pélago.
Explicação:
O uso de mesóclise (emprego do pronome oblíquo no meio do verbo), como ocorre em "justificar-me-á", "casar-se-á" e "lamentar-se-á", já não é tão comum na linguagem contemporânea como era no século XIX.
Também era comum nessa época o uso de "principia", em vez de "inicia"; o emprego do pronome com função de sujeito após o verbo, como em "não sei eu"; o uso da expressão "se me dá" para indicar desprezo, indiferença.
Além disso, há uso de palavras que caíram totalmente em desuso nos dias atuais, como chambre, amofinações, avultado cabedal, dote, pélago.
Questão referente ao texto "O noviço", de Martins Pena.
Leia mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/24811607