ME AJUDEM PFVR, VALENDO 10 PONTOS E 5 ESTRELAS!!
Responda as perguntas abaixo com muita clareza :
1 - Explique as ações da técnica de coloração Hematoxilina Eosina ( HE ) , sobre as estruturas celulares e teciduais .
2- Degeneração Mucoide : Definição , Frequência , Localização e Consequências .
3 - Cite os aspectos histopatologicos da necrose coagulativa .
4 - Cite os aspectos Macro e Micro de um material necrótico de uma necrose liquefativa .
5 - Em condições fisiológicas e patológicas como surgem o processo da Apoptose ?
Soluções para a tarefa
Resposta:
3) A necrose é a morte celular que se dá no organismo vivo, seguida de autólise e heterólise pela ação de enzimas celulares, respectivamente, próprias e de outras células. Na necrose de coagulação as células mostram citoplasma corado mais intensamente pela eosina, devido à desnaturação das proteínas estruturais e das enzimas, e o núcleo picnose, pela degradação enzimática do DNA e condensação da cromatina, cariorrexe pela fragmentação nuclear, ou cariólise pelo esmaecimento nuclear, devido à dissolução da cromatina pela ação das desoxirribonucleases e ribonucleases. Neste tipo de necrose os contornos celulares ainda são visíveis e o núcleo de picnótico tende a desaparecer pela lise nuclear. Usualmente um tecido com necrose de coagulação evolui para necrose liquefativa pela ação das enzimas lisossomais de leucócitos do processo inflamatório desencadeado pela lesão celular. Uma causa frequente de necrose de coagulação é a isquemia, ou seja, a redução parcial ou total do fluxo sanguíneo para um órgão ou região do corpo, comprometendo as funções metabólicas celulares, pela hipoxemia ou anoxia, falta de nutrientes e a não eliminação dos excretas. A isquemia pode ocorrer nas obstruções vasculares arteriais e venosas.
Explicação:
Escurecimento do órgão, Liquefação do tecido necrótico, Formação de massa brancacenta ou amarelada, pastosa, friável, lembrando à caseína do queijo, Formação de massa gomosa, compacta, "emborrachada" ou fluida, lembrando à "goma arábica" e Formação de pequenas massas esbranquiçadas, lembrando à "parafina derretida" em tecidos ricos em lípides.
Cariorrexe = Ruptura em vários fragmentos, com distribuição irregular da cromatina, acúmulo de grumos em torno da carioteca e posterior desintegração em grupos amorfos com perda dos limites nucleares, Cariólise ou cromatólise = dissolução da cromatina por hidrólise dos ácidos nucleícos gerando hipoacidez e redução e Ausência de núcleos.