Me ajudem pfvr nessas duas, dou melhor resposta e obrigado pra qm responder as 2 primeiro
5. Com base em nossos estudos, explique a organização política das cidades-Estado na história da mesopotâmia.
6. Explique o trecho abaixo: “Para além das espessas muralhas de Ur estendia-se a planície do Eufrates, um mosaico de plantações divididas por canais e valas de irrigação. Aqueles que cultivavam esses campos consideravam a cidade um santuário.” *
Soluções para a tarefa
Resposta:
5) A organização política da Mesopotâmia tinha um soberano divinizado, assessorado por burocratas- sacerdotes, que administravam a distribuição de terras, o sistema de irrigação e as obras hidráulicas. O sistema financeiro ficava a cargo de um templo, que funcionava como um verdadeiro banco, emprestando sementes, distribuído um documento semelhante ao cheque bancário moderno e cobrando juros sobre as sementes emprestadas.
Em linhas gerais pode-se dizer que a forma de produção predominante na Mesopotâmia baseou-se na propriedade coletiva das terras administrada pelos templos e palácios. Os indivíduos só usufruíam da terra enquanto membros dessas comunidades. Entre os sumérios havia a escravidão, porém o número de escravos era relativamente pequeno.
6) A economia na Mesopotâmia e sua agricultura se desenvolveram graças ao controle das cheias dos rios Tigre e Eufrates, o que era resultado de um intenso trabalho braçal, que acabava possibilitando o uso da água desses rios para alimentar a produção agrícola.