me ajudem pfvr
a)
O que estuda a História?
b)
O que é memória coletiva?
c)
O que é memória individual?
d)
Cite dois exemplos de lugares de memória na cidade do Rio de Janeiro:
e)
O que são comunidades quilombolas?
f)
Qual a importância do Jongo?
g)
Defina patrimônio histórico e cultural e dê dois exemplos:
h)
O que é patrimônio material?
i)
O que é patrimônio imaterial?
j)
O que significava a alforria para os negros escravizados no Brasil?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A)A história estuda as mudanças e permanências ocorridas na sociedade. ... Ou seja, a história estuda o tempo passado e também o presente.
B)Memória coletiva é a memória de um grupo de pessoas, tipicamente passadas de uma geração para a seguinte, ou ainda a memória compartilhada de um grupo, família, grupo religioso, étnico, classe social ou nação
C)memória individual que é aquela guardada por um indivíduo e se refere as suas próprias vivências e experiências, mas que contém também aspectos da memória do grupo social onde ele se formou, isto é, onde esse indivíduo foi socializado.
D)Muitos são pérolas ainda pouco conhecidas, como o "Museu Casa da Hera" em Vassouras, testemunho da riqueza e do fausto dos barões do café.
E)Quilombo é a denominação para comunidades constituídas por escravos negros que resistiram ao regime escravocrata que vigorou no Brasil por mais de 300 anos e só foi abolido em 1888.
F)O jongo, ou caxambu é um ritmo que teve suas origens na região africana do Congo-Angola. ... Para acalmar a revolta e o sofrimento dos negros com a escravidão e distrair o tédio dos brancos, os donos das isoladas fazendas de café permitiam que seus escravos dançassem o jongo nos dias dos santos católicos.
G)Podem ser bens considerados patrimônio histórico cultural: obras de artes plásticas (pinturas, esculturas, ilustrações, tapeçarias e artefatos artísticos históricos em geral); construções e conjuntos arquitetônicos (cidades, casas, palácios, casarões, jardins, monumentos); festas e festividades; músicas; elementos ...
H)patrimônio material protegido pelo Iphan é composto por um conjunto de bens culturais classificados segundo sua natureza, conforme os quatro Livros do Tombo: arqueológico, paisagístico e etnográfico; histórico; belas artes; e das artes aplicadas.
I)patrimônio imaterial "as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas – com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados
J)os escravos tiveram uma chance de conseguirem sua liberdade. Para isso era necessário comprar a chamada Carta de Alforria. ... Nesse documento, o proprietário abdicava de todos os seus direitos sobre o escravo, ou seja, o escravo se tornava livre