me ajudem pfv preciso de ajuda
Soluções para a tarefa
Os seres vivos estão cercados por diversos tipos de bactérias. Algumas realizam trocas com os seres , de forma benéfica, como as bactérias do intestino humano que regulam o metabolismo, porém, existem bactérias que causam doenças. Essas doenças podem ser tratadas facilmente com o uso de antibióticos, mas se isso não for feito rapidamente ou for feito de maneira inadequada, podem levar à morte.
Entenda mais sobre as doenças causadas por bactérias neste post especial do Stoodi!
O que são as bactérias?
As bactérias são seres extremamente pequenos que estão presentes em todos os ambientes e passam despercebidos ao olho nu. Por isso, se tornam agentes perigosos à saúde humana — agentes esses que podem ser infecciosos, atacando o corpo e principalmente o sistema imunológico.
As bactérias são capazes de se proliferar em grandes grupos de microrganismos de natureza unicelular, por isso conseguem espalhar as doenças.
Doenças causadas por bactérias: sintomas tratamento e prevenção
Sintomas
As doenças causadas por bactérias são ditas infecciosas. Essas infecções apresentam vários sintomas, entre eles:
febre alta;
diarreia;
vômitos;
calafrios;
manchas vermelhas espalhadas pelo corpo.
No entanto, os sintomas podem variar dependendo da bactéria causadora da infecção.
Tratamentos
Para cada tipo de doença causada por bactérias, existe uma forma diferente de tratamento. A melhor delas é a prescrição de antibióticos que combatem os microrganismos, mas precisa ser feita por médicos.
Vale ressaltar que todos os antibióticos devem ser ministrados corretamente, sempre respeitando os horários estabelecidos. Nunca se deve parar o tratamento antes do tempo prescrito pelos médicos, pois isso pode fazer com que a infecção volte mais facilmente e também com que a bactéria crie resistência aos medicamentos, agravando a cura da doença.
Prevenção
Para prevenir a contaminação e a ingestão de algum tipo de bactéria é importantíssimo manter bons hábitos de higiene. E quais são eles? Bom, vamos começar por estes:
lavar muito bem as mãos e os alimentos;
sempre consumir água tratada ou fervida.
Isso diminui as chances de ingerir bactérias e, consequentemente, de adoecer! Já as DSTs — doenças sexualmente transmissíveis, como a Sífilis e a Gonorreia — podem ser evitadas por meio do uso de preservativos. E, em outros casos, como o da meningite, a prevenção pode ser feita a partir da vacinação, que começa desde o nascimento.