me ajudem pfv!!
Leia o texto a seguir e complete as lacunas com as palavras historicamente corretas.
Durante o período ditatorial brasileiro, inúmeros ______________ (1) se colocaram na luta contra o regime, principalmente por causa da repressão, da _______________ (2) e da violência instituídas pelos militares. Esse movimento ficou conhecido como ___________ (3). Ela aconteceu de diversas formas, com destaque para o _________ (4), mas também foi muito forte no cenário musical, por meio dos festivais, nos quais cantores e bandas lançavam músicas de protesto e resistência. No cinema, filmes brasileiros mostravam, interpretavam e discutiam a realidade nacional sob diversos pontos de vista. A geração de cineastas dos anos 60 foi responsável pela criação do _______________ (5). Outro movimento politicamente importante foi o _______________ (6), atuante desde 1978, que explicitava e debatia questões raciais da nossa sociedade e que eram negadas pela ditadura.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta dos termos.
a) 1 – artistas; 2 – censura; 3 – arte engajada; 4 – teatro; 5 – Cinema Novo; 6 – Movimento Negro Unificado.
b) 1 – operários; 2 – censura; 3 – arte engajada; 4 – teatro; 5 – Cinema Brasil; 6 – Movimento Negro Unificado.
c) 1 – artistas; 2 – injustiça; 3 – arte engajada; 4 – circo; 5 – Cinema Novo; 6 – Movimento Negro Resistência.
d) 1 – artistas; 2 – censura; 3 – arte de esquerda; 4 – teatro; 5 – Cinema Novo; 6 – Movimento Negro Unificado.
e) 1 – artistas; 2 – censura; 3 – arte engajada; 4 – circo; 5 – Cinema Brasil; 6 – Movimento Negro Unificado.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) 1 – artistas; 2 – censura; 3 – arte engajada; 4 – teatro; 5 – Cinema Novo; 6 – Movimento Negro Unificado.
Explicação:
Arte engajada é aquela em que o artista usa seu talento, a partir de diferentes linguagens, para transmitir seus pensamentos, sua atitude para protestar contra algo que considera errado, ou então como forma de denúncia.
O Cinema Novo de segunda fase (1964-1968) procurou tanto desviar a crítica quanto enfrentar a "angústia" e a "perplexidade" que os brasileiros sentiram depois que Goulart foi expulso. Fez isso produzindo filmes que eram "análises do fracasso - do populismo, do desenvolvimentismo e dos intelectuais de esquerda" para proteger a democracia brasileira.
Em sua origem se denominava Movimento Negro Unificado Contra a Discriminação Racial, abreviado para Movimento Negro Unificado em 1979. A criação do MNU geralmente é reconhecida como um marco no movimento negro brasileiro, assinalando a retomada do ativismo que fora desmantelado pela ditadura militar, e até hoje é uma das entidades mais importantes em seu gênero no país, sendo uma referência para muitos outros grupos.