Saúde, perguntado por PauloVargaz, 11 meses atrás

ME AJUDEM PFV GENTE
Crianças e adultos, geneticamente predispostos, ao ingerirem glúten (mistura de proteínas que se encontram naturalmente no endosperma de sementes de gramíneas) iniciam a produção de anticorpos que atacam o próprio epitélio intestinal.
Esse ataque resulta na perda das microvilosidades intestinais que desencadeia um conjunto de sinais e sintomas conhecidos como Doença Celíaca.
A figura abaixo demonstra o epitélio de indivíduos normais e as alterações que ocorrem em indivíduos portadores de Doença Celíaca. Os portadores de Doença Celíaca ficam predispostos a desenvolverem

A) infertilidade devido à falta de mobilidade do flagelo do espermatozoide.

B) hemofilia por deficiência na produção de fatores de coagulação.

C) infecções respiratórias por deficiência no movimento ciliar da traqueia.

D) anemia por deficiência na absorção de ferro, vitamina B12 e ácido fólico.

E) daltonismo devido a carência da vitamnina A.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Sara5363
25

Resposta:  Alternativa D

Explicação: A destruição das microvilosidades e vilosidades da mucosa do intestino delgado predispõe os portadores da doença  Celíaca a desenvolverem anemia por deficiência na absorção de ferro, vitamina B12 e ácido fólico.

Respondido por Danas
5

A perda da vilosidades intestinais levam a diversos problemas, como a anemia pela deficiência na absorção de ferro, vitamina B12 e ácido fólico (alternativa D).

Os intestinos são "tubos" de absorção de nutrientes e para a digestão, as vilosidades são especializações de membrana, as células formam curvas para aumentar a área de contato e absorver mais nutrientes.

Quanto menores forem as vilosidades e microvilosidades, menor será a quantidade de nutrientes que serão absorvidos na dieta, e isso afeta todos os tecidos.

Venha estudar mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/17885346

Anexos:
Perguntas interessantes