História, perguntado por Usuário anônimo, 5 meses atrás

me ajudem pfv ಥ‿ಥ❤️❤️⚠️
explique qual a relação do governador do Brasil colônia Men de Sá com a capitania de Ilhéus??​


estrela165: vocês tem Kwaai?
estrela165: seria pedir demais pra vc baixar pra mim?
estrela165: tipo, o kwaii tá pagando os usuários só pra assistir vídeos e convidar os amigos
estrela165: aí tô convidando
estrela165: ata
estrela165: aah.. pode. me. ajudar, se não. for incomodo claro..?
estrela165: nisso

Soluções para a tarefa

Respondido por ellenkramer0
3

Resposta:

Amg eu não sei mais lá no Google tem pode pesquisar lá que tem

Respondido por Usuário anônimo
2

Resposta:

Mem de SáMem de Sá

Após o governo de Tomé de Sousa, Portugal se deparava com um grave problema no Rio de Janeiro. A invasão dos franceses e sua aliança com os índios da região tomava uma proporção significativa, se tornando uma ameaça ao domínio português. A principal realização do terceiro governador-geral do Brasil, Mem de Sá, foi justamente a expulsão dos franceses e o controle da situação.

Mem de Sá assumiu o governo da colônia em 1558 e continuou governando por 15 anos. A primeira coisa que fez foi contornar a situação da invasão francesa. Num primeiro ataque, Mem de Sá conseguiu destruir o forte Coligny, no entanto não foi suficiente para vencer a disputa. Assim, em 1º de março de 1565, o sobrinho de Mem de Sá, Estácio de Sá, fundou a cidade de São Sebastião, que passou a ser a base das operações da luta contra os franceses. O desfecho do caso se deu somente com a ajuda de tropas do governador e da região de São Vicente e dos índios temiminós do Espírito Santo, onde foi possível expulsar os estrangeiros definitivamente.

Em 1563, os jesuítas José de Anchieta e Manuel de Nóbrega conseguiram firmar a paz entre os índios tamoios e os portugueses, a chamada Paz de Iperoig. O fim do conflito entre os índios tamoios e os portugueses foi importante para permitir a sobrevivência do Colégio de São Paulo e a permanência dos colonizadores na região.

Embora Mem de Sá tenha convivido com sérios problemas, como a fome e a varíola na Bahia, seu governo foi marcado por uma relativa paz e prosperidade. Em 1572, Mem de Sá resolveu deixar o governo-geral e voltar para Portugal. No mesmo ano, faleceu. Após sua morte, o Brasil foi dividido em dois governos: o do Norte, com sede em Salvador, e o do Sul, com sede no Rio de Janeiro .

Mem de Sá, também documentado como Mem de Sá Sottomayor,[1] (Coimbra, 1500 — Salvador, 2 de março de 1572) foi um nobre e administrador colonial português.

Mem de Sá

Mem de Sá

Nascimento

1500

Coimbra, Portugal

Morte

2 de março de 1572 (72 anos)

Salvador, Brasil

Nacionalidade

Portuguesa

Filho(a)(s)

Fernão de Sá

Ocupação

Governador do Brasil

Religião

Católica

Meio-irmão do poeta Francisco de Sá de Miranda, era filho de Gonçalo Mendes de Sá, cónego da Sé de Coimbra e de mulher desconhecida, e neto paterno de João Gonçalves de Crescente, cavaleiro fidalgo da Casa Real, e de sua mulher Filipa de Sá que viveram em São Salvador do Campo em (Barcelos) e em Coimbra, no episcopado de D. João Galvão.

Exerceu o cargo de juiz desembargador dos Agravos da Casa da Suplicação. Foi nomeado como terceiro governador-geral do Brasil, de 1558 a 1572, sucedendo a D. Duarte da Costa (1553-1558).

Chegou a Salvador, na Bahia, em 28 de dezembro de 1557. Tomou posse do Governo em 1558.[2] Procurou pacificar a colônia, liderando a guerra contra o gentio revoltado. Nessa luta, perdeu o filho, Fernão de Sá, em combate na Batalha do Cricaré, na então Capitania do Espírito Santo.

Os 14 anos de seu governo caracterizaram-se por importantes realizações, tais como a fundação da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro em 1 de março de 1565, por seu sobrinho Estácio de Sá;[2] a expulsão dos franceses, em 1567, com o auxílio do mesmo sobrinho, que morreu de flechada recebida na luta, e o aldeamento de tribos indígenas em missões (reduções).

espero ter ajudado de coração

bons estudos

boa noite

se cuida

ass:KAUAN SANTOS


anna944156: ;-;
anna944156: Roiii
Perguntas interessantes