Ed. Física, perguntado por fa292080, 4 meses atrás

me ajudem, pfv (Educação Fisica)
(EF08EF01) Experimentar diferentes papéis (jogador, árbitro e técnico) e fruir os esportes de rede/parede, campo e taco, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.

A diferença entre arbitro e juiz no Esporte

Basicamente, o árbitro é aquele que fiscaliza o cumprimento das regras, enquanto que o juiz é aquele que tem o poder de decidir quem foi o vencedor. Ainda não está claro? Vamos aprofundar a questão.
O árbitro faz as regras serem cumpridas, para que nenhum dos esportistas tenham
vantagens sobre o outro, ou seja, devem atuar em condições de igualdade, sob as mesmas regras. Só que o árbitro normalmente não possui o poder de decidir um resultado de um jogo. A própria regra e o regulamento deverão prever se é possível terminar empatado ou de que forma deverá haver um desempate.
Desta forma, nos esportes em geral temos os árbitros. No futebol ou no futsal, por exemplo, se a partida empatar, terá prorrogação e depois pênaltis. Não é o árbitro que decide quem ganhou, mas a própria regra, ou seja, a somatória de gols de cada equipe, seja durante o jogo ou numa disputa de pênaltis.
No tênis ou no vôlei, a partida não poderá terminar empatada, pois sempre haverá o set de desempate que definirá o vencedor. Por isso, nessas modalidades, os jogos costumam ser “melhor de 3 sets” ou “melhor de 5 sets”, com um número ímpar do máximo de sets possíveis. Isto significa que, se o jogo for melhor de três sets, aquele que vencer dois sets primeiro será o vencedor. Caso o jogo seja melhor de cinco sets, aquele que vencer três sets primeiro será o vencedor.
Já o juiz realmente existe no esporte, mas não é sinônimo de árbitro, como popularmente é chamado no Brasil, até mesmo pela imprensa esportiva. Os juízes existem em modalidades esportivas em que somente cumprir a regra não é possível saber quem foi o vencedor.
Por exemplo, nas artes marciais. Temos o árbitro que comanda a luta dentro do ringue, octógono ou tatame. Porém as lutas poderão ser encerradas com um limite de tempo, sem que nenhum atleta tenha finalizado o confronto e assim não ficará claro quem foi o vencedor. Para estes casos existem os juízes que ficam fora da luta com o poder de decisão do vencedor.
Normalmente eles analisam critérios objetivos que ajudam nessa decisão como número de golpes, impacto dos golpes, regiões vitais do corpo atingidas, agressividade e também a atitude defensiva do atleta, que neste último caso, conta de forma negativa na pontuação.
Geralmente são três juízes (número ímpar) que anunciam as decisões individuais. Vence
aquele que tiver maioria dos votos dos juízes, chamada de decisão dividida ou, caso todos os juízes votem pelo mesmo atleta, é chamada de decisão unânime.
Autor: Luiz Antonio Ramos Filho
Mestre em Gestão do Esporte e Especialista em Futebol

Situação problema: Agora que você conheceu um pouco do arbitro pode observar sua importância e ver como ele deve agir durante os jogos esportivos, agora chegou o momento de se aprofundar nos conhecimentos acerca desse importante personagem do mundo dos esportes. Vamos começar! Para isso, é preciso que veja as imagens abaixo que fala um pouco mais dele.

FASE 2 Qual a importância do arbitro nos esportes? Quando ele surgiu? Você conhece algum arbitro? Que tal bater um papo com a família e amigos sobre esse personagem que desperta tantas curiosidades e que hoje é indispensável para qual esporte. já se imaginou sendo um arbitro? conhece algum? Já teve alguma experiencia sendo árbitro? Espero que esteja se divertido.

DESAFIO: Bom agora que você conheceu um pouco mais sobre o arbitro, chegou o momento de vivenciarmos um pouco mais. Você está preparado? Vamos começar? responda às questões abaixo:

1-Qual a função do arbitro?
2-Quais os esportes que você conhece que tem a figura do arbitro?
3- Você considerada importante a figura do arbitro nos esportes?
4- Qual a diferença entre o juiz e o arbitro?

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por raylanderd43
3

Resposta:

1) ajuda a manter o jogo limpo

2) basquete,futebol,futsal

3) Sim,

4) O juiz é pago pelo Estado para exercer essa junção de forma permanente. O árbitro só julga quando indicado para decidir um caso específico. O juiz é um funcionário remunerado pelo Estado que julga assuntos variados e tem poder para fazer cumprir suas decisões

Explicação:

espero ter ajudado :)

Perguntas interessantes