ME AJUDEM PFV É URGENTE !!!!! Que relação poderia haver o direito ao voto e a participação das pessoas em algum dos espaços de poder existentes em nossa sociedade???
Soluções para a tarefa
Resposta:
Conceito de Cidadão
Indivíduo que convive em sociedade, respeitando o próximo, cumprindo com suas obrigações e gozando de seus direitos. O cidadão tem direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei, ou seja, os direitos civis são apresentados como o ponto de saída. O cidadão deve participar dos destinos da sociedade e ter seus direitos políticos.
Cidadão tem um conjunto de direitos e deveres que está sujeito em relação à sociedade em que vive. Cidadão e cidadania dizem respeito à noção de direitos, especialmente os direitos políticos, que permitem ao indivíduo intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participar de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração, sejam ao votar ou concorrer a um cargo público.
Deveres e direitos de um cidadão brasileiro
Deveres
Voto para eleger governantes.
Cumprir leis.
Respeitar os direitos sociais de outrem.
Educar e proteger nossos semelhantes.
Proteger a natureza.
Proteger o patrimônio público e social do País.
Colaborar com as autoridades.
Direitos
Homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações.
Saúde, educação, moradia, segurança, lazer, vestuário, alimentação e transporte.
Ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.
Ninguém deve ser submetido à tortura nem a tratamento desumano ou degradante.
A manifestação do pensamento é livre, sendo vedado o anonimato.
A liberdade de consciência e de crença é inviolável, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto.
Cidadania na antiguidade
A palavra cidadania tem origem no latim “civitatem”, que é a tradução latina da palavra grega “polis” que significa cidade e comunidade política, há uma correlação entre essas duas palavras latinas.
Na Antiguidade, a cidadania denominava a situação política, os deveres e direitos de uma pessoa. Cidadão é aquele nascido em terras e de pais gregos, e que podia opinar sobre as decisões da sociedade, e por ser altamente participativa era necessário que o homem fosse totalmente livre, que não precisasse trabalhar, ou seja, essa posição era apenas possível para aqueles de classe “alta” ( como os patrícios que tinham escravos a seus serviços) pois a participação política exigia uma dedicação integral. Posto isso vale ressaltar que mulheres, escravos, estrangeiros, ocupados não tinham cidadania, sem nenhum direito, sendo assim a cidadania destinada apenas a uma minoria da população.
Sendo cidadão, ser particular e neutro era proibido, era seu dever participar do rumo da sociedade, pensar apenas em si próprio era uma idiotice (Péricles). Em Atenas, os cidadãos correspondiam aos eupátridas (bem nascidos) e constituíam apenas 10% do total da população, desta forma, os direitos políticos e participação no governo se restringia apenas a eles. Em Roma, como já mencionado, os cidadãos correspondiam aos patrícios[1] e tinham em suas mãos todos direitos políticos, civis e religiosos. E para os romanos fazer parte do seleto grupo de cidadãos que participavam do governo, da sociedade, era a maior honra, sua maior realização.
Em suma a cidadania na antiguidade era destinada aos estamentos sociais elevados, pois a sua disposição integral era imprescindível, assim como a sua participação. Os pensamentos, as vontades egoístas deveriam ser esquecidas, pois, apesar de ser principalmente voltado para eles, o bem comum era