ME AJUDEM PFV!!
É PRA AMANHÃ!!!!
1) Como são conhecidos os elementos que fazem parte da família 3B e do 6º período da tabela periódica?
2) Como são conhecidos os elementos que fazem parte da família 3B e do 7º período da tabela periódica?
3) Defina propriedade periódica.
4) Defina raio atômico.
5) Defina afinidade eletrônica.
6) Defina eletropositividade.
7) Defina eletronegatividade.
8) Comente sobre a classe do hidrogênio.
9) Comente sobre a classe dos gases nobres.
10) Comente sobre a classe dos metais.
11) Comente sobre a classe dos não metais.
12) Comente sobre a classe dos semi-metais.
PFV ME RESPONDAM!!!
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) Lantanídeos
2) Actinídeos
3) As propriedades periódicas são características ou tendências que certos elementos químicos podem revelar segundo a sua posição na tabela periódica e ocorrem à medida que o número atômico de um elemento químico aumenta, ou seja, assume valores que crescem e decrescem em cada período da Tabela Periódica.
4) Raio atômico: é a metade da distância entre dois núcleos vizinhos. Na tabela periódica, o raio atômico cresce de cima para baixo e da direita para a esquerda. Portanto o He é o que apresenta menor raio, enquanto o Fr apresenta o maior.
5) Afinidade eletrônica ou eletroafinidade: é a energia liberada quando um elétron é adicionado a um átomo neutro no estado gasoso. Na tabela periódica, a afinidade eletrônica cresce de baixo para cima e da esquerda para direita, excetuando-se os gases nobres. F é o que apresenta maior A .E e o Fr é o que apresenta menor A.E.
6) Eletropositividade ou caráter metálico: é a capacidade de um átomo perder elétrons, originando cátions. Os metais apresentam elevadas eletropositividades, pois uma de suas características é a grande capacidade de perder elétrons (doadores de elétrons). Entre o tamanho do átomo e sua eletropositividade, há uma relação genérica, uma vez que quanto maior o tamanho do átomo, menor a atração núcleo-elétron e, portanto, maior a sua facilidade em doar elétrons. Esta propriedade não está definida para os gases nobres.
7) Eletronegatividade: é a tendência que um átomo apresenta em atrair para si os elétrons de uma ligação covalente. Também determina a polaridade das moléculas. Na tabela periódica, cresce de baixo para cima e da esquerda para direita, excetuando-se os gases nobres. O F é que apresenta maior eletronegatividade e o Fr é o que apresenta menor valor.
8) O Hidrogênio (H), está na família IA da Tabela Periódica por causa da sua distribuição eletrônica que apresenta o mesmo subnível mais energético que todos os outros elementos dessa família. Mesmo assim, não podemos enquadrá-lo como pertencente a essa família periódica (ele não tem família).
9) Gases nobres: pertencem a família 8A, tem estabilidade atômica, isto é, não precisam associar-se a outro elemento para ficar estável. Moléculas monoatômicas. Hélio, neônio, argônio, criptônio, xenônio e radônio.
10) Metais: constituem a maior parte dos elementos existentes (dois terços); eletropositivos; sólidos; exceto o Hg; brilho característico; dúcteis (fios); maleáveis (lâminas); são bons condutores de calor e eletricidade.
11) Ametais: eletronegativos; quebradiços; opacos; formam compostos covalentes (moleculares); são péssimos condutores de calor e eletricidade (exceção para o Carbono).
12) Semimetais: são sete: boro (B), silício (Si), germânio (Ge), arsênio (As), antimônio (Sb), telúrio (Te) e polônio (Po). Esses elementos aparecem na tabela periódica formando uma linha diagonal, parecida com uma escada, que fica entre os metais e entre os ametais.