História, perguntado por annexsf, 4 meses atrás

me ajudem pfv!!

De um lado, o problema prático e burocrático mais imediato foi resolvido a partir de uma sucessão de quatro regências, assumidas por políticos brasileiros [...]. De outro lado, contudo, questão sucessória incendiou as demais províncias, que agora, sem um rei no poder, passaram a contestar a legitimidade dos novos governantes [...]. E dá-lhe barulho.

O texto em análise esclarece sobre a instabilidade do período regencial brasileiro, marcado

A) por disputas entre as elites das províncias e o grupo que assume temporariamente o poder, face à menoridade do Imperador.

B) pela incapacidade do Imperador em resolver os problemas brasileiros, posto que assume o reinado ainda com cinco anos.

C) por um clima de passividade, ainda que aparente, que se alastrou pelo Império devido à menoridade do Imperador.

D) pela sucessão do poder imperial brasileiro pelo Rei de Portugal, revogando temporariamente o processo de independência.

Soluções para a tarefa

Respondido por stherjullyangpi
0

É correta a alternativa A, já que o Período Regencial foi marcado sobretudo por disputas políticas, tendo sido muito comuns as tentativas separatistas e as revoltas e insurreições, sendo exemplos disto a Farroupilha, Sabinada, Cabanagem e Balaiada.

Naquela ocasião o Imperador do Brasil, Dom Pedro II, era jovem demais para governar o país (chegou ao trono quando ainda tinha cinco anos de idade) e havia, desde o reinado de seu pai, forte insatisfação de parte das elites nacionais com os rumos políticos do Império.

Perguntas interessantes