Biologia, perguntado por Shelby22, 9 meses atrás

Me Ajudem PFV
Além de serem tipos específicos de tecidos conjuntivos, cite outra relação que

podemos estabelecer entre o tecido ósseo e o tecido sanguíneo.

Soluções para a tarefa

Respondido por thaynaoliveiralemos
0

Além dessa matriz, o tecido ósseo apresenta células especializadas: os osteócitos, os osteoblastos e os osteoclastos. Os osteócitos são células situadas no interior das lacunas da matriz; os osteoblastos são células relacionadas à síntese da parte orgânica da matriz e estão localizados na sua periferia; e os osteoclastos são células móveis, ocorrendo, portanto, em várias partes do tecido.

Matriz óssea

A matriz óssea é muito resistente e apresenta uma porção orgânica e uma porção inorgânica. A porção inorgânica representa aproximadamente 50% do peso da matriz, sendo formada, em maior quantidade, por fosfato e cálcio. A parte orgânica, por sua vez, é constituída, principalmente, por colágeno, em especial o colágeno tipo I.

Células do tecido ósseo

O tecido ósseo apresenta três tipos de células especializadas: os osteócitos, osteoblastos e osteoclastos.

Observe os tipos celulares presentes nos ossos.

Observe os tipos celulares presentes nos ossos.

Osteoblastos: são células cuboides ou ligeiramente alongadas relacionadas com a síntese da porção orgânica da matriz óssea. Além disso, são responsáveis por produzir osteonectina e osteocalcina, duas proteínas não colágenas. A osteonectina atua facilitando a deposição do cálcio, enquanto a osteocalcina está envolvida com o controle do processo de mineralização do osso, sendo responsável por estimular a atividade dos osteoblastos. Quando o osteoblasto fica preso na lacuna após a síntese de matriz óssea, passa a ser chamado de osteócito.

Osteócitos: são células achatadas com vários prolongamentos citoplasmáticos e que se destacam por serem o tipo celular mais abundante nesse tecido. Essas células estão no interior da matriz óssea, mais precisamente no interior das lacunas, estando presente apenas uma célula por lacuna. Dessas lacunas partem os canalículos, pelos quais os osteócitos podem estabelecer contato com outros através de seus prolongamentos, sendo possível a transferência de algumas moléculas. Além disso, esses canalículos garantem trocas de substâncias entre os osteócitos e os capilares sanguíneos. Eles são, portanto, essenciais para a nutrição dos osteócitos, uma vez que a matriz calcificada impede a difusão de substâncias. Os osteócitos estão relacionados com a manutenção da matriz óssea, apesar de não serem responsáveis por uma produção rápida de matriz.

Osteoclastos: destacam-se por serem grandes, apresentarem vários núcleos, serem muito ramificados e móveis. Essas células estão associadas à reabsorção óssea. Essa função é possível devido à liberação, por essas células, de enzimas que garantem a quebra dos sais minerais e da porção proteica

Anexos:
Perguntas interessantes