Biologia, perguntado por anonima92839, 10 meses atrás

ME AJUDEM PFV 50 PONTOS
Louis Pasteur (1822-1895) foi um cientista brilhante. Com base em seus conhecimentos de Química, Microbiologia e Medicina, ele aperfeiçoou o método científico, contribuindo, assim, para o
avanço da Ciência. Procurado por produtores que reclamavam do azedamento do leite e da transformação do vinho em vinagre, Pasteur observou que esses dois fenômenos eram provocados
por microrganismos. Desenvolveu então um método de esterilização por meio do aquecimento
(entre 60 °C e 70 °C) desses produtos por, no máximo, 30 minutos, sem que isso alterasse suas
propriedades naturais - a pasteurização. Essas e outras descobertas de Pasteur permitiram grandes avanços na assepsia cirúrgica e industrial, contribuindo para salvar muitas vidas.
Identifique, na metodologia aplicada por Pasteur para resolver o problema do azedamento do
leite e da transformação do vinho em vinagre, as etapas do método científico:
a) Observação de um fenômeno
b) Formulação de hipótese
c) Teste da hipótese (experimentação)
d) Resultado

Soluções para a tarefa

Respondido por veigatecwb
32

Resposta:

Boa noite.

A resposta para a questão solicitada é:

Louis Pasteur nasceu em 1822, na pequena cidade de Dôle, no leste da França. Seu pai, curtidor de couros, tinha planos ambiciosos para o filho. Apesar de ter inclinação para arte, e até talento artístico, Louis dedicou-se ao estudo das Ciências. Doutorou-se em Ciências aos 25 anos de idade.

a) Observação de um fenômeno

Suas primeiras pesquisas relacionavam-se com o ácido tartárico, presente na borra deixada nos barris de vinho. Os resultados dessa pesquisa foram usados por outros pesquisadores, alguns anos mais tarde, para lançar a base da química orgânica moderna. Pasteur então passou a estudar os agentes da fermentação.

b) Formulação de hipótese

Antes das pesquisas de Pasteur, já se sabia da existência desses agentes, como o levedo. Mas pensava-se que eles eram o produto da fermentação. Pasteur conseguiu provar que os agentes da fermentação não eram o produto da fermentação, mas a causa dela. Mostrou que cada tipo de fermento causava uma espécie diferente de fermentação. O relatório que ele publicou sobre isso em 1857 é tido hoje como “a certidão de nascimento da microbiologia”.

c) Teste da hipótese (experimentação)

A pesquisa sobre a fermentação levou Pasteur a concluir que a causa da maioria dos problemas de contaminação na indústria alimentícia eram os micróbios presentes no ar ou em recipientes mal lavados. Pasteur sugeriu que a higiene poderia evitar que as bactérias estragassem os alimentos, e que os líquidos não estragariam se fossem aquecidos por alguns minutos a uma temperatura entre 50 e 60 graus Celsius. Este método foi usado pela primeira vez no vinho, para evitar fermentação anormal. Os principais micróbios foram mortos sem provocar muita mudança no sabor ou no buquê. Esse processo, chamado pasteurização, que Pasteur patenteou, revolucionou a indústria alimentícia. Atualmente essa técnica não é mais usada nos vinhos, mas ainda serve para vários produtos, como o leite ou os sucos de frutas. Outros métodos, porém, como a esterilização em temperaturas muito mais altas, também podem ser usados.

d) Resultado

Entre suas experiências mais famosas está o experimento com frascos de vidro com gargalo em forma de pescoço de cisne. Um líquido nutritivo deixado ao ar livre num frasco de vidro aberto é rapidamente contaminado por germes. Mas quando colocado num frasco que termina no formato do pescoço de um cisne, o mesmo líquido permanece sem contaminação. Por quê? A explicação de Pasteur era simples: ao passar pelo gargalo, as bactérias no ar se depositavam na parede do vidro, de modo que o ar chegava estéril ao líquido. Os germes que se desenvolviam num frasco aberto não eram produzidos espontaneamente pelo líquido nutritivo, mas transportados pelo ar. Para provar a importância do ar no transporte de micróbios, Pasteur foi ao Mer de Glace, uma geleira nos alpes franceses. Numa altitude de mais de 1.800 metros, ele abriu frascos vedados e os expôs ao ar. Dos 20 frascos, apenas um ficou contaminado. Daí, ele foi ao sopé das montanhas Jura e repetiu a experiência. Ali, numa altitude muito mais baixa, oito frascos se contaminaram. Ele provou com isso que, devido ao ar mais puro das maiores altitudes, havia menos risco de contaminação. Outra grande indústria a se beneficiar da pesquisa de Pasteur foi a indústria da cerveja. Na época, os franceses tinham muitos problemas com sua produção e enfrentavam a dura concorrência alemã. Pasteur pôs mãos à obra e fez muitas recomendações aos fabricantes de cerveja. Sugeriu que eles dessem atenção à pureza do mosto da cerveja e à limpeza geral do ar do local. O sucesso foi imediato, e ele obteve muitas patentes depois disso.

“O tempo investido em estudos nos ajuda a definir a vitória sobre nossas batalhas”. Helgir Girodo.

Obrigado.


anonima92839: OBRIGADA!!!!
Respondido por 4547425379
4

Resposta:

;.;

Explicação:

Perguntas interessantes