ME AJUDEM PFV 1. Antes mesmo de entender o sentido do texto, o leitor já é atraído por sua estru- tura. Descreva-a. 2. Releia a primeira estrofe. a) De acordo com o primeiro verso, qual é a função da oração? b) O que se afirma no verso "Pregue que a vida é emprestado.... estado"? 3. Segundo o poema, quem consegue agradar a Deus? Explique com suas palavras. 4. Como a figura do sacerdote que faz a oração é retomada na última estrofe? Com base em qual figura de linguagem é construída essa retomada? Qual ideia é formulada nos dois últimos versos?
Soluções para a tarefa
A estrutura do texto do exercício se destaca pois ao fim de cada verso existem reticências e em seguida uma palavra que é igual ao final da última escrita antes da pontuação (ex: desaterra... a terra). Esse padrão se repete por todo o poema.
O poema de Gregório de Matos
2) a) Segundo o primeiro verso do poema de Gregório de Matos, a função dessa oração é a de distanciar o homem da terra tornando-o mais próximo da divindade.
b) Ao dizer que a "a vida é emprestado... estado" Gregório de Matos quis afirmar que a vida do homem é frágil e passageira. Além disso, o ser humano não possui controle sobre ela.
3) Segundo o poema, aqueles que conseguem agradar a Deus são aqueles que conseguem se curar da "mortal loucura". Ou seja, todos aqueles que conseguem largar das preocupações e dos problemas da terra.
4) A figura do sacerdote que está fazendo essa oração é retomada através da figura de linguagem metonímia, através do vocativo "ó voz zelosa".
5) A ideia que é formulada nos dois últimos versos é a de que a vida do ser humano é na verdade uma jornada e tudo o que for ligado ao âmbito material como beleza e riqueza não sobreviverá após a morte.
Você pode aprender mais sobre interpretação de texto aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/20529241
Espero ter ajudado!
#SPJ1