Sociologia, perguntado por muriel63, 9 meses atrás

Me ajudem!!!



O que é a política na Grécia antiga?
A palavra “política” provém do grego “politéia”. Tal palavra era usada para se referir a tudo relacionado a polis (Cidade-estado) e à vida em coletividade.
A política surge na Grécia Antiga, período da história humana no qual o pensar mítico é fagocitado pelo pensar racional. Vários foram os fatores que deram origem à política. ... Enfim, a política na Grécia antiga nasceu pela necessidade de administrar as cidades. De pólis surgiu a política.
No começo, nas cidades-estado gregas, as funções públicas, inclusive as de governo, não eram remuneradas, porque a ideia era que quem se dispusesse a exercê-las devia fazer isso por puro patriotismo.
Como, criação das cidades-estados (sociedades e modos de convivência), e dentro
dessas cidades eles possuíam diversas leis e modos de tratamento, ou seja, a política foi importante, principalmente, por que auxiliou os gregos a ter uma sociedade ''organizada''.
A política era uma atividade permitida na Antiguidade somente para os cidadãos que geriam os negócios da polis (cidade) como o dinheiro público, as leis, a defesa dos cidadãos diante das guerras, os serviços públicos, a gestão da economia da cidade, impostos, entre outras atividades.


Após a leitura desses resumos acima, responda:
Você concorda com o atual modelo de política adotado na maioria dos países do mundo, onde o cidadão “entra no mundo político, visando quase sempre o lucro pessoal, ao invés do favorecimento ao bem comum”?

Soluções para a tarefa

Respondido por Xopis
1

Resposta: Na minha opinião, eu não concordo. Não concordo, pois a política em sua essência grega foi criada para o cidadão, o cidadão era aquele que tinha direitos políticos e podia agir na política, todo cidadão grego (apesar de ser restrito aos homens e aristocratas) tinham a permissão para decidir questões políticas.

Hoje, na nossa sociedade a decisão políticas é restrita aos políticos e não aos cidadãos. Quem tem o poder não é mais o povo e sim os políticos. Se vivemos numa democracia que significa poder do povo, então o povo (cidadão) que deveria ter o poder e não um grupo restrito.

Perguntas interessantes