Me ajudem nesta perguntinha por favor, preciso ter certeza da resposta. 20 pontos pra que estiver certa e com uma explicação do porque da escolhida e não das outras.
A revista Ciência Hoje publicou a seguinte notícia:
O Brasil no Atlântico Sul
O historiador Luis Felipe de Alencastro defende que, nos séculos XVI e XVII, o Brasil foi um pólo de produção escravista dependente e organicamente ligado a Angola, um outro pólo produtor de mão-de-obra escrava para a agricultura brasileira. A formação do Brasil, portanto, seria um resultado da relação entre esses dois países.
“A nossa História não está restrita ao nosso território”, afirma o autor. Tendo o Atlântico Sul como ligação, a trajetória do Brasil dos séculos XVI e XVII está intimamente ligada à de Angola. Com uma ocupação portuguesa efetiva, esse país teve seus reinos independentes dizimados e limitou-se a desenvolver uma economia complementar à brasileira. A prioridade era o fornecimento de escravos para o mercado brasileiro, e atividades que pudessem concorrer com a agroindústria exportadora do Brasil não eram incentivadas. Sob esse aspecto, Alencastro sustenta que o Brasil, tradicionalmente visto como um país explorado, também explorou. “Angola foi pilhada pelos brasileiros, ou pelos colonos deste enclave lusitano”, afirma o historiador. Isso ocorreu por meio de guerras com o intuito de aumentar o tráfico de escravos.
Baseado nesta reportagem, pode-se pensar sobre o Brasil colônia:
A) O Atlântico sul relacionava a América e a África, logo a formação do Brasil não se restringiu apenas ao binômio Brasil-Portugal.
B) O tráfico de escravos foi um negócio formador do território brasileiro.
C) Angola foi explorada e colonizada por brasileiros.
D) O trabalho compulsório no Brasil colônia foi formado pelo tráfico de escravos africanos e também por “negros da terra”.
Soluções para a tarefa
Na alternativa A é reforçada a mensagem de que a formação do Brasil foi influenciada tanto por Portugal quanto por Angola, de modo que a nossa história de formação não se limita às atitudes portuguesas em relação ao nosso território, mas também aos "negócios" com outros territórios, neste caso, Angola.
A alternativa B parece-me inverter uma informação do texto: o texto afirma que o tráfico de escravos foi formador do território angolano, pois esta atividade econômica era a única favorecida no território, de modo que a história de Angola ficou fortemente marcada pela venda de escravos.
A alternativa C transmite uma mensagem que não é a mesma mensagem do texto: a ideia é que o Brasil se aproveitou da situação de Angola, mas que a colonização mesma de Angola foi executada por portugueses, e não por brasileiros.
A alternativa D já trata de coisas diferentes do tema do texto, posto que "negros da terra" era um dos modos como os portugueses chamavam os indígenas.
A) O Atlântico sul relacionava a América e a África, logo a formação do Brasil não se restringiu apenas ao binômio Brasil-Portugal.
Correto. Ao apontar para diferentes regiões do mundo, como a Angola, e sua ligação com o Brasil, Alencastro revela que o binômio Brasil-Portugal é falso.
B) O tráfico de escravos foi um negócio formador do território brasileiro.
Falso. Embora a relação com Angola e outros fornecedores de pessoas escravizadas da África, este tráfico não auxiliou necessariamente no processo de formação do território, mas de formação da economia, da sociedade e da cultura.
C) Angola foi explorada e colonizada por brasileiros.
Falso. Eram os portugueses quem dominavam e exploravam Angola, realizando a relação entre as duas regiões.
D) O trabalho compulsório no Brasil colônia foi formado pelo tráfico de escravos africanos e também por “negros da terra”
Falso. Os negros da terra eram os indígenas, e não estão relacionados diretamente com o que Alencastro traz em sua pesquisa sobre a relação com a África.
Saiba mais sobre a Angola: https://brainly.com.br/tarefa/18883525
Em anexo, a atual bandeira da Angola independente.