Química, perguntado por vmaysa678, 6 meses atrás

Me ajudem nessa questão 4 por favor

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por renatocarrasco23
0

Resposta: Resumir o resumo, é difícil, são pelo menos 2000 anos ou mais para resumir, mas vamos lá:

O Cristianismo nasceu no século I, na região conhecida como Palestina. Criada por Jesus de Nazaré, a doutrina se espalhou ainda no período de expansão do Império Romano.  

Estima-se que, atualmente, mais de 2 bilhões de pessoas são seguidoras do Cristianismo no mundo. Isso representa 33% de toda a população terrestre. Suas principais orientações encontra-se na Bíblia, o chamado Livro Sagrado.

A Bíblia é um dos livros mais vendidos no mundo.

O livro é dividido em duas partes: Antigo e Novo Testamento. Já seus adeptos são identificados como cristãos (“pertencem a Cristo”) e acreditam na existência de um único deus, que é todo-poderoso e criador do universo, e em Jesus – o salvador da humanidade.  

Nascimento do Cristianismo

O Cristianismo tem sua origem com a vinda de Jesus Cristo. Para a história da religião, Deus mandou que seu único filho descesse à terra para ser o messias (salvador) dos homens. Cristo seria o encarregado de difundir o amor e a palavra de Deus. Com a intensa propagação das suas ideias, Jesus se tornou uma ameaça para o Império Romano, que o considerou um mentiroso.

Algum tempo depois da morte e ressurreição de Cristo, os 12 apóstolos – adeptos que foram preparados para difundir a fé cristã – saíram em missão pelo mundo com o objetivo de levar a palavra para o máximo de pessoas possível. Esse período marca o nascimento do Cristianismo e, em seguida, de várias igrejas.

A crença conquistou tantos seguidores que, no ano de 313, o Édito de Milão proibiu a repreensão sofrida por muitos cristãos, permitindo assim a liberdade de culto. A partir desse momento, o Cristianismo passa a ser a religião oficial de Roma.

Nos séculos XV e XVI, fase das grandes navegações, a religião chegou até a América pelas Cruzadas e padres jesuítas, que durante a colonização das terras brasileiras assumiram a tarefa de catequizar os índios.

Quem foi Jesus Cristo?  

Jesus Cristo ou de Nazaré foi um judeu que nasceu na cidade de Belém, por volta do ano 4 a.C. Seus pais, Maria e José, eram de origem pobre. Durante boa parte da juventude Jesus trabalhou com o mesmo ofício do pai, que era carpinteiro.

De acordo com as teorias cristãs, aos 30 anos Jesus começou a propagar seu ministério pela Galileia e na Judeia, despertando a ira das autoridades romanas e judaicas que não aceitavam a ideia de um novo líder religioso por aquelas regiões. Em suas andanças, realizou inúmeros milagres e agregou discípulos. Atormentado e preso pelos soldados romanos, foi condenado à morte pelos crimes de motim, revolta e infração contra o Estado.

Foi crucificado, morto e sepultado aos 33 anos. Porém, após o terceiro dia de morte, reapareceu diante dos seus seguidores dando a eles a tarefa de prosseguir os seus ensinamentos de amor, paz e respeito. Na Bíblia, especialmente na parte do Antigo Testamento, Jesus sempre foi o salvador, o messias esperado para livrar a humanidade dos próprios pecados.

Divisões do Cristianismo

Algumas discordâncias ideológicas acabaram incentivando a origem de outras religiões cristãs dentro do próprio Cristianismo. O catolicismo, o protestantismo e as igrejas ortodoxas são exemplos disso.

Ortodoxos  

No ano de 1054 d.C, o patriarca de Constantinopla Miguel Keroularios, rompeu com o papa e criou sua própria igreja, a ortodoxa. A maioria dos fiéis moravam no leste europeu e em pequenas partes do continente asiático.  

Protestantes

O teólogo Martinho Lutero provocou um dos maiores movimentos de enfrentamento às doutrinas do Cristianismo. Com os impasses, resolve sair da religião e constrói a Igreja Luterana, excluindo algumas práticas como: confissão obrigatória dos fiéis, castidade dos padres ou outros tipos de líderes, devoção aos santos e reconhecimento da soberania papal.  

Após a Reforma Protestante muitas igrejas cristãs foram surgindo, como a Presbiteriana, a Anglicana e a Metodista.  

A fé Cristã  

No Cristianismo é possível encontrar diferentes seitas. Apesar disso, a maior parte dos adeptos do evangelho de Jesus confia nas seguintes premissas:  

Deus criou o homem à sua imagem e semelhança para reinar sobre a terra.

Amar a Deus acima de todas as coisas e amar ao próximo como si mesmo.  

Deus é a Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo

Deus é justo, apesar de nos amar e não gostar de nos castigar

Jesus voltará no dia juízo final: os condenados sofrerão penalidades e os salvos receberão a vida eterna.  

Explicação: Essa abordagem é mais histórica, a fé em Cristo Jesus, é um pouco diferente, entre doutrinas e coisas criadas pelo homem, existem variações. O documento mais fidedigno da história de Cristo é a bíblia sagrada, estudada tanto por cristãos, ateus e etc. . O Símbolo mais conhecido do cristianismo é a cruz cristã.

Anexos:
Perguntas interessantes