História, perguntado por aaramlis, 1 ano atrás

Me ajudem??? NAS PERGUNTAS O TEXTO TA LA EMBAIXO NÃO É DIFÍCIL

Com base nas informações acima e em seus conhecimentos formulados nas aulas de História,responda:

1-As "peças" masculinas com mais de 35 anos eram as mais valiosas? Justifique.

2-Após a independência do Brasil (1822) a escravidão foi abolida? Justifique.

3-Escravos eram tratados como mercadorias e não como seres humanos. Justifique a afirmação.

4-Diferencie em escravos "ladino" e um escravo crioulo".

5- Analise a afirmaçao: "Nenhum escravo podia sair da fazenda de seu senhor".

TEXTO:

25 curiosidades sobre a escravidão (extrato)
Disponível em http://www.historiadigital.org/

– Os primeiros navios negreiros foram trazidos pelo português Martim Afonso de Sousa, em 1532. A contabilidade oficial estima que, entre essa data e 1850, algo como 5 milhões de escravos negros entraram no Brasil.

– Quando chegava ao Brasil, o africano era chamado de “peça” e vendido em leilões públicos, como uma boa mercadoria: lustravam seus dentes, raspavam os seus cabelos, aplicavam óleos para esconder doenças do corpo e fazer a pele brilhar, assim como eram engordados para garantir um bom preço.

– Um escravo valia mais quando era homem e adulto. Um escravo era considerado adulto quando tinha entre 12 e 30 anos. Eles trabalhavam em média das 6 horas da manhã às 10 da noite, quase sem descanso, e amadureciam muito rápido. Com 35 anos, já tinham cabelos brancos e bocas desdentadas.

– Cada senhor de engenho tinha autorização para importar 120 escravos por ano da África.

– Aos domingos, os escravos tinham direito de cultivar mandioca e hortaliças para consumo próprio. Podiam, inclusive, vender o excedente na cidade.

– Escravos de Ganho eram escravos que tinha permissão de vender ou prestar serviços na rua. Em troca, ele deveria dar uma porcentagem dos ganhos a seu dono.

– Em algumas regiões, os escravos africanos eram divididos em três categorias: o “boçal”, que recusava falar o português, resistindo à cultura europeia; o “ladino”, que falava o português; e o “crioulo”, o escravo que nascia no Brasil. Geralmente, ladinos e crioulos recebiam melhor tratamento, trabalhos mais brandos e perspectiva de ascenção social.

– Após a independência de Portugal, em 1822, uma das primeiras medidas do governo foi proibir que alunos negros frequentassem as mesmas escolas que os brancos. Um dos motivos apontados é que temiam eles pudessem transmitir doenças contagiosas.

Me ajudem por favor?????

Soluções para a tarefa

Respondido por newclassicboy
4
Conseguiu a resposta ?


aaramlis: Não
Perguntas interessantes