ME AJUDEM NÃO ESTOU CONSEGUINDO RESPONDERRRR
Durante o Segundo Reinado (1840-1889), o Brasil experimentou uma prosperidade econômica resultante da produção cafeeira. A organização da economia cafeeira nesse período teria implicações sociais e políticas importantes. Assinale a alternativa que indica corretamente características da economia cafeeira:
a) produção voltada para exportação e grandes propriedades.
b) pequenas lavouras e produção voltada para o mercado interno.
c) produção concentrada nos estados da Região Sul e mão de obra de imigrantes.
d) utilização de mão de obra assalariada e livre, sem mão de obra escravizada.
e) concentração no Vale do Paraíba e produção voltada aos compradores brasileiros.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) produção voltada para exportação e grandes propriedades.
Explicação:
O café no segundo reinado era um produto voltado para exportação, tanto que foram construidas, na segunda metade do século XIX, ferrovias que ligavam o Vale da Paraiba ao Riod e Janeiro para escoar essa produção.
Durante o Segundo Reinado, as principais atividades econômicas desenvolvidas para a exportação eram: algodão, cacau, açúcar, látex e café (A).
A produção de café era forte no Vale do Paraíba, porque havia terras imensas, clima favorável e mão-de-obra escravista em abundância.
Com o passar do tempo, as terras do Vale do Paraíba tornaram-se inférteis e, com a falta de investimento, mudou a plantação do grão para o Oeste Paulista, local de terras férteis e de grande investimento nos cafezais brasileiros.
Por conta de Guerra de Secessão (1861-1865), os Estados Unidos, maior fabricante de algodão da época, tiveram que parar de produzir, pois entraram na guerra. Assim, o algodão brasileiro produzido no Maranhão e em Pernambuco deslanchou, embora a maior produção se desse pelo café.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/16104159