Geografia, perguntado por Usuário anônimo, 10 meses atrás

me ajudem na minha pergunta pfv já mandei várias vezes

b) Após o fim da Guerra Fria, de acordo com os critérios socioeconômicos, o mundo passou a
ser dividido entre Norte e Sul. Explique essa nova forma de regionalização, apontando
exemplos de países considerados do "Norte" e países considerados como do "Sul".​

Soluções para a tarefa

Respondido por laraines707
0

Resposta:

É uma forma de realizar uma divisão entre os diferentes países com base no nível de desenvolvimento.

Essa regionalizaçoião classifica os países em dois principais grupos: de um lado, os países do norte desenvolvido; de outro, os países do sul subdesenvolvido. Por isso, muitos chamam essa divisão de regionalização norte-sul.

Posto isso, considera-se que a maior parte dos países ricos encontra-se situada nas terras emersas posicionadas mais ao norte do globo, enquanto os países pobres estão majoritariamente no sul. No entanto, essa divisão não segue à risca a delimitação cartográfica do planeta, havendo aqueles países centrais no hemisfério sul, como é o caso da Austrália e países periféricos no hemisfério norte, a exemplo da China.

Os países do Norte são caracterizados pelo elevado Produto Interno Bruto (PIB) e pelas condições históricas de poder e acúmulo de riquezas. São representados, em geral, pelos Estados Unidos, União Europeia e Japão. Apesar das boas condições econômicas, nesses países também existem desigualdades sociais e pessoas em condições de acentuada pobreza.

Os países do sul apresentam as maiores taxas de pobreza, violência e problemas sociais do planeta. Sua situação de dependência econômica se deve aos processos de colonização, imperialismo e neocolonização impostos pelas nações consideradas desenvolvidas. Entre os países do sul, existem aqueles países chamados “emergentes” ou em desenvolvimento, (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), os Tigres Asiáticos e o México.

Perguntas interessantes