Português, perguntado por Umaalunaqlqlr, 7 meses atrás

me ajudem ( literatura)
Antes de nascer o mundo
Quando me viam, parado e recatado, no meu invisível recanto, eu não estava pasmado. Estava desempenhado, de alma e corpo ocupados: tecia os delicados fios com que se fabrica a quietude. Eu era um afinador de silêncios.

— Venha, meu filho, venha ajudar-me a ficar calado.

Ao fim do dia, o velho se recostava na cadeira da varanda. E era assim todas as noites: me sentava a seus pés, olhando as estrelas no alto do escuro. Meu pai fechava os olhos, a cabeça meneando para cá e para lá, como se um compasso guiasse aquele sossego. Depois, ele inspirava fundo e dizia:

— Este é o silêncio mais bonito que escutei até hoje. Lhe agradeço, Mwanito.

(COUTO, Mia. Antes de nascer o mundo. São Paulo: Companhia da Letras, 2009.)


As figuras de linguagem são recursos estilísticos responsáveis por conferir criatividade e expressividade aos textos. No último trecho do fragmento "Lhe agradeço, Mwanito", há uma construção fora da ordem direta, o que configura a presença de:

a)

antonomásia, já que se trata de metáforas.

b)

comparação, já que se trata de metáfora implícita.

c)

denotação, já que se trata de sentidos de um dicionário.

d)

metáfora, já que se trata de sentidos diversos e contrários.

e)

hipérbato, já que se trata de uma frase não iniciada por seu sujeito.


arimascarenhas: Resposta E. A razão se dá pelo uso invertido do pronome oblíquo. No início de uma oração, a colocação do pronome oblíquo deve atender à regra da ênclise, ou seja, vir depois do verbo.

Soluções para a tarefa

Respondido por arimascarenhas
1

Resposta: E

Explicação: A razão se dá pelo uso invertido do pronome oblíquo. No início de uma oração, a colocação do pronome oblíquo deve atender à regra da ênclise, ou seja, vir depois do verbo

Perguntas interessantes