ME AJUDEM!!!
Fale sobre o crescimento urbano da china (completo por favor)
Soluções para a tarefa
Resposta:
Um dos mais importantes fenômenos da contemporaneidade é o processo de urbanização que se desenvolve na China. São dezenas de cidades com mais de 10 milhões de habitantes que surgem de maneira quase que instantânea. É a conclusão da urbanização pós-industrial que se iniciou no final do século XVIII na Inglaterra e que teve em Londres a sua primeira metrópole. A população da Inglaterra no início da Revolução Industrial não chegava ao 10 milhões de habitantes. A escala e a velocidade da urbanização contemporânea são incomparáveis. Segundo dados oficiais da ONU foram mais de 500 milhões de chineses que deixaram suas áreas rurais em direção às cidades nos últimos 30 anos. Na próxima década mais 100 milhões de pessoas farão o mesmo, população equivalente à de todas as regiões metropolitanas brasileiras. Os recursos financeiros e materiais dispendidos na construção destas novas cidades vêm produzindo grandes transformações por todo o planeta. A China já é a segunda economia do mundo, e umas das que mais cresce. Seu processo de urbanização foi uma das causas das altas taxas de crescimento do PIB, mesmo após a crise de 2008. Ele também produziu um forte impacto ecológico. Não foram apenas áreas rurais que se transformaram em cidades, também áreas naturais. Rios canalizados, aterros, desmatamentos e outras intervenções foram e continuarão sendo necessários para garantir o crescimento das metrópoles chinesas. A urbanização também intensificou o apetite chinês por commodities, como o aço e o petróleo. O aumento da população urbana gerou uma maior demando por alimentos. Entre 1985 e 2008 o consumo per capta de carne na China passou de 20 para 50 kg. Na última década houve um significativo aumento dos preços destas commodities, o que trouxe consequências para todas as economias do planeta, em especial ao Brasil, um dos principais parceiros comerciais da China.
A população urbana da China deve subir a 800 milhões de pessoas em 2020, segundo um informe governamental publicado em outubro de 2011.
A China vive uma aceleração da urbanização e um êxodo rural em massa, induzido pela descoletivização da agricultura, a industrialização do país e a atração das cidades pela mão de obra de baixo custo.
Segundo o ENE, a quantidade de habitantes nas zonas urbanas conheceu uma alta de 21 milhões de pessoas por ano, enquanto nas zonas rurais caiu 14,5 milhões.
Esta tendência se acelerou nos últimos vinte anos. Segundo o Centro de Pesquisas sobre o Desenvolvimento e a População na China, a população urbana do país era de 26% em 1990 e de 36% em 2000.
O peso da população urbana continuará crescendo para alcançar os 800 milhões de pessoas em 2020, segundo um relatório governamental publicado em outubro de 2011. Ou seja, mais de 100 milhões de habitantes se mudarão para as cidades quando terminar a década.
Para 2025, consultora McKinsey & Company prevê que a China terá 221 cidades com ao menos um milhão de habitantes e 23 cidades com mais de cinco milhões.
Explicação:
Nos próximos vinte anos, a população urbana chinesa alcançará 75% da população total. Isso terá inevitavelmente consequências muito importantes sobre o meio ambiente e o desenvolvimento sócio-econômico da China", comentou.
O ritmo desenfreado do crescimento urbano acarreta uma demanda colossal em termos de infraestruturas, transporte, tratamento de água etc.