História, perguntado por jojoyteixeira, 10 meses atrás

ME AJUDEM EU PRECISO PARA HOJE!!! A imagem acima representa Theodore Roosevelt e sua “política das canhoneiras”, o “Big Stick” - o imperialismo norte-americano na região do Caribe. Uma dessas ações no Caribe gerou um conflito, em 1898, entre os EUA e a Espanha. Identifique esse conflito, dizendo qual foi o seu desfecho e o que o vencedor conseguiu

Soluções para a tarefa

Respondido por mikael1525
7

Resposta:

Explicação:

Oi Teixeira, aqui é o Mikael do CMRJ e

A Guerra Hispano-Americana foi uma guerra em 1898 entre a Espanha e os Estados Unidos, resultado da intervenção norte-americana na Guerra de Independência de Cuba. Ataques americanos às possessões da Espanha levaram ao envolvimento na Revolução Filipina e, finalmente, à Guerra Filipino-Americana.

Após o naufrágio misterioso do couraçado americano Maine no porto de Havana, as pressões políticas do Partido Democrata e certos industriais empurrou a administração do presidente republicano William McKinley para uma guerra que ele tinha a intenção de evitar. O compromisso foi procurado pela Espanha, mas rejeitado pelos Estados Unidos, que enviou um ultimato à Espanha exigindo que entregasse o controle de Cuba. Primeiro Madrid recusou e então Washington declarou formalmente guerra.

Com duas esquadras espanholas obsoletas afundadas em Santiago de Cuba e da baía de Manila e uma terceira mais moderna chamada de volta para casa para proteger a costa espanhola, Madrid pediu a paz.

O resultado foi o Tratado de Paris de 1898, negociado em condições favoráveis aos Estados Unidos, que permitiu o controlo temporário americano sobre Cuba, e cedeu por tempo indeterminado a autoridade colonial sobre Porto Rico, Guam e as ilhas das Filipinas, antigas colônias da Espanha. A derrota e o colapso do Império Espanhol era um profundo choque para a psique nacional da Espanha, e provocou uma reavaliação filosófica e artística profunda da sociedade espanhola conhecida como a Geração de 98. Os Estados Unidos ganharam várias possessões insulares nas Caraíbas e no Pacífico e um novo debate rancoroso sobre a sabedoria do expansionismo.

Perguntas interessantes