Artes, perguntado por SadGirl3050, 10 meses atrás

Me ajudem
Escreva sobre uma dança de cada região de nosso país

Soluções para a tarefa

Respondido por eduwod99
1

Resposta:

Nordeste:

O frevo é uma dança folclórica típica do carnaval de rua do Brasil.

É uma das principais danças tradicionais brasileiras e uma das manifestações culturais mais conhecidas na região nordeste do país. Merece destaque no carnaval pernambucano, sobretudo, nas cidades de Olinda e Recife.

Essa dança popular foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 2007.

Sul:Pau-de-fita:De origem Ibérica, a Dança do Pau de Fitas é uma dança de roda, que envolve um mastro enfeitado, de aproximadamente 3 metros, e longas fitas multicoloridas, que são presas em seu topo, respeitando o número de pessoas que participarão.

O Pau de Fitas consiste numa brincadeira sem necessidade de grandes recursos, sendo assim, sobrevive apenas da boa vontade de seus participantes e de sua comunidade.

Sul:Capoeira:Uma característica que distingue a capoeira de outras lutas é o fato de a mesma ser acompanhada por música.

É a música que decide o ritmo e o estilo do jogo, que é praticado no decorrer da roda de capoeira, um círculo de pessoas onde a capoeira é jogada.

Assim, os capoeiristas se alinham na roda de capoeira batendo palmas no ritmo do berimbau enquanto cantam para os dois praticantes jogarem.

Norte:Camaleão:Dança de pares encontrada nos festejos de colheita, alusiva ao lagarto, no sertão da Paraíba, zona rural do Rio Grande do Norte e no Amazonas. É dança de pares enlaçados com feições dos fandangos sulistas, embora possua características peculiares da região nordestina. Os casais desenvolvem coreografia constituída por sete diferentes passos, chamados jornadas. Em fileiras executam passos laterais de deslize, vênias entre os pares, palmas na mão do parceiro, troca de lugares, sapateados rítmicos, requebros, palmeados das mulheres e dos homens entre si terminando com o passo inicial. O acompanhamento musical é feito por viola, cavaquinho, rabeca e violão. Chegou aos centros urbanos, embelezando as festas de São João.

CENTRO OESTE:TAMBOR:Tambor de crioula ou punga[1] é uma dança de origem africana praticada por descendentes de escravos africanos no estado brasileiro do Maranhão, em louvor a São Benedito, um dos santos mais populares entre os negros. É uma dança alegre, marcada por muito movimento dos brincantes e muita descontração.[2]

Criança tocando os tambores

Os motivos que levam os grupos a dançarem o tambor de crioula são variados: pagamento de promessa para São Benedito, festa de aniversário, chegada ou despedida de parente ou amigo, comemoração pela vitória de um time de futebol, nascimento de criança, matança de bumba-meu-boi, festa de preto velho ou simples reunião de amigos.

Perguntas interessantes