Física, perguntado por MarcosAOC1995, 1 ano atrás

Me ajudem em FISICA

1 - De que forma são semelhantes os campos elétricos e magnéticos? De que forma eles são diferentes?


2 - Um fio forma uma curva circular de raio R=12 cm. Uma corrente I=8,0 A flui no sentido anti-horário fio. Encontrar o campo magnético no centro.

Soluções para a tarefa

Respondido por vchinchilla22
0
a- Um campo eléctrico é formado por linhas de força em torno de um condutor que é atravessado por uma corrente. É criado ou gerado por cargas elétricas. Sempre que há tanto campo elétrico positivo e negativo, se a carga está em repouso ou em movimento vai criar uma carga elétrica. 


O campo magnético é uma região do espaço em que um ponto de carga elétrica que, movendo-se a uma velocidade, sofre uma força perpendicular e proporcional à velocidade e uma propriedade do campo, chamada de indução magnética.


Um campo magnético tem duas fontes que a originam. Uma delas é uma corrente elétrica de convecção, que dá origem a um campo magnético estático. Por outro lado, uma corrente de deslocamento causa um campo magnético que muda ao longo do tempo, mesmo que esteja parado.


A relação entre o campo magnético e a campo elétrico é dada pela lei de Ampère. O caso mais geral, que inclui a corrente de deslocamento, é a lei Ampère-Maxwe


Ao contrário do campo elétrico, no campo magnético não há monopôles magnéticos, apenas dipolos magnéticos, o que significa que as linhas do campo magnético estão fechadas, ou seja, o número líquido de linhas de campo que entram em uma superfície é igual ao número de linhas de campo que deixam a mesma superfície.


Um exemplo claro desta propriedade é representado pelas linhas de campo de um ímã, onde você pode ver que o mesmo número de linhas de campo que deixam o pólo norte voltar a entrar no pólo sul, de onde eles retornam dentro do ímã para o norte.



b- Em uma espira circular plana, as linhas do campo magnético são circunferências perpendiculares ao seu plano, concêntricas com o condutor.


 A intensidade do vetor  B no centro da espira é dada pela expressão:


B= μ * i / 2*R


Onde:

B = o campo magnético no interior da espira (ou bobina)
i = a corrente elétrica
R = o raio da espira (ou bobina)
μ = a permeabilidade magnética



Sabendo que o fio  de raio R=12 cm. e com uma corrente I=8,0 você só precisaria da permissividade magnética do meio (ս), mas você pode deixar a resposta em função dessa constante, já que não deram.


Então:

R = 12 cm = 0,12 m
I = 8 A


B =  \frac{u* 8 A}{2*0,12 m}


B =  \frac{u*8 A}{0,24 m}



B = 33,33T * μ


Perguntas interessantes