Biologia, perguntado por Júlia24122004, 11 meses atrás

Me ajudem é urgenteee

Quais os principais tecidos e órgãos causados pela Doença de Graves?

Soluções para a tarefa

Respondido por wintersayajin
1

A Doença de Graves é uma condição autoimune (o próprio sistema de defesa provoca a doença) que leva à hiperatividade (funcionamento excessivo) da tireoide. Aproximadamente de 60 a 80% dos casos de hipertireoidismo são causados pela Doença de Graves, que foi descrita pela primeira vez em 1825, na Inglaterra, e, posteriormente, em 1835, por Robert Graves, na Irlanda

Tipos :

A Doença de Grave pode aparecer tanto em sua forma normal quanto num tipo mais específico, que afeta a visão. Este tipo, conhecido como Oftalmopatia de Graves, consiste em uma alteração na órbita do olho provocada pela disfunção na tireoide. Na maioria dos casos, este tipo da Doença de Graves surge junto com o hipertireoidismo e é caracterizado pelo deslocamento do globo ocular para frente.

Há, ainda, um outro subtipo da doença, que é bem menos frequente: a dermopatia de Graves. Ela afeta a pele, deixando-a com aspecto mais grosso e avermelhado – principalmente as partes inferiores do corpo, como pernas e pés.

Causas :

A Doença de Graves é uma doença autoimune, ou seja, causada por um defeito no sistema imunológico que leva à inflamação da tiróide pelos próprios auto anticorpos, proteínas de defesa que existem para proteger nosso corpo de infecções e agentes agressores. Na Doença de Graves a tireoide passa a produzir mais quantidade de hormônio do que o normal. No caso da Oftalmopatia de Graves, as causas ainda não estão totalmente esclarecidas. Suspeita-se, no entanto, que os mesmos anticorpos que inflamam a tireoide se acumulam na gordura que existe normalmente atrás do globo ocular, provocando uma reação inflamatória e deslocando o globo ocular pra frente.

Fatores de risco :

Embora qualquer um possa desenvolver a Doença de Graves, existem alguns fatores que aumentam as chances de ocorrência da enfermidade. Confira:

Histórico familiar :

Este é um dos fatores de risco mais conhecidos – razão pela qual acredita-se que exista um ou mais genes que tornam uma pessoa mais suscetível à Doença de Graves.

Sexo :

Pessoas do sexo feminino são muito mais propensas a desenvolver a doença de Graves do que pessoas do sexo masculino.

Idade :

A Doença de Graves geralmente se desenvolve em pessoas com menos de 40 anos.

Estresse :

Tanto o estresse físico quanto emocional pode contribuir para a ocorrência de Doença de Graves. Situações estressantes podem agir como uma espécie de gatilho para o aparecimento da enfermidade em pessoas que são geneticamente mais suscetíveis.

Gravidez :

Gestação ou parto recente podem aumentar o risco da doença, especialmente entre as mulheres que são geneticamente suscetíveis.

Cigarro :

O tabagismo pode afetar o sistema imunológico e aumenta o risco de uma pessoa vir a desenvolver a Doença de Graves. Os fumantes que têm doença de Graves apresentam maior incidência de Oftalmopatia.

Sintomas de Doença de Graves :

Os principais sinais e sintomas da doença de Graves incluem:

Ansiedade e Irritabilidade

Tremor nas mãos ou dedos

Sensibilidade ao calor, aumento da transpiração e pele quente e úmida

perda de peso anormal, apesar de hábitos alimentares normais

Aumento da glândula tireoide (bócio)

Alterações no ciclo menstrual

Disfunção erétil ou diminuição da líbido

Evacuações frequentes

Batimentos cardíacos rápido ou irregulares (palpitações).

Aproximadamente 30% das pessoas com Doença de Graves também apresentam sinais de Oftalmopatia de Graves, o tipo que ataca o globo ocular. Os principais sinais desta forma da doença são:

Olhos esbugalhados (exoftalmia)

Sensação de areia nos olhos

Pressão ou dor nos olhos

Pálpebras retraídas

Olhos avermelhados ou inflamados

Sensibilidade à luz (fotofobia)

Visão dupla

Perda de visão, em casos mais graves

No caso da dermopatia de Graves, o paciente fica com a pele vermelha e com aspecto mais grosso, geralmente nas pernas ou nos pés. No entanto, essa forma da doença é mais rara.

Perguntas interessantes