ME AJUDEM É PRA HOJE POR FAVOR
O achamento do Brasil foi narrado abaixo considerando o contexto das Grandes Navegações. Leia-o para responder ao item:
Portugal pretendia atingir o Oriente contornando o continente africano. Em 1498 quatro navios portugueses, sob as ordens de Vasco da Gama, contornaram o Cabo da Boa Esperança, atingindo, finalmente, a Índia. [...]
Voltando a Lisboa, Vasco da Gama aconselhou o Rei D. Manuel a enviar uma frota mais poderosa à Índia. [...]
A armada de Pedro Álvares Cabral, obedecendo às instruções recebidas, navegou por uma rota mais afastada do continente africano, o que veio a resultar na descoberta de uma terra desconhecida ao entardecer do dia 22 de abril de 1500. [...]
No dia 1.º de maio, Frei Henrique Soares celebrava diante de uma grande cruz de madeira a segunda missa no território descoberto, assistida à distância [...] por numerosos indígenas.
O comandante de um dos navios [...] recebeu a tarefa de regressar a Lisboa a fim de levar ao Rei a notícia do descobrimento e da posse oficial em nome da Coroa
Portuguesa [...]”.
MATHIAS, Herculano Gomes. Cabral tinha instruções para descobrir o Brasil. In: Pedro Álvares Cabral, o descobridor do Brasil. São Paulo: Elos Clube de São Paulo, 1987, p. 66-67. (Adaptado).
Portugueses alcançaram as Índias em 1498. O que os interessou a buscar um caminho marítimo para aquela região?
Soluções para a tarefa
Resposta: O fechamento da rota para a Ásia por meio do Oriente Médio.
Explicação:
Com a expansão do Império Turco que fechou o Bósforo, as rotas da seda, o caminho em boa parte por terra até a Índia e a China, se viu bloqueada.
Deste modo as especiarias vindas do Oriente tiveram um grande rareamento e com preços elevados.
Com a navegação pela costa Africana os portugueses tentaram chegar até a Índia pelo mar, evitando o Mediterrâneo e a perigosa travessia por terra. E assim conseguiram com êxito graças a tecnologia de navegação. A caravela, um aperfeiçoamento da barca, foi o primeiro barco capaz de navegar com relativa segurança em mar aberto.
Uma vez estabelecida a rota e fortificando os principais pontos de atracação estes detinham o monopólio da rota, de forma um pouco semelhante feito por Genova e Veneza na Itália antes de total fechamento imposto pelos turcos.
Assim garantiram uma nova rota segura para explorar o comércio de especiarias.