Filosofia, perguntado por milly0442, 11 meses atrás

ME AJUDEM É PRA HOJE !!!!
ME AJUDEM POR FAVOR
faça uma redação dissertativa argumentativa sobre a consciência Negra.
40 linhas​​

Soluções para a tarefa

Respondido por mariamsf389
3

Resposta:

O dia da consciência negra permite ao ser humano compreender aspectos do racismo e do esforço de uma parte da população contra o preconceito que ainda permeia a sociedade. As comemorações acontecem dia 20 de novembro, em referência à data da morte de Zumbi dos Palmares — grande guerreiro que lutou contra a escravização de seu povo. Então, continue a leitura e aprenda sobre o legado deixado por Zumbi e como isso se reflete na atualidade.

Como surgiu o dia da consciência negra?

Celebrar esta data vem da necessidade de haver um momento para que as pessoas reflitam sobre o racismo, a desigualdade social, o respeito ao próximo e à dignidade do indivíduo.

O dia escolhido homenageia Zumbi, que foi líder do grande quilombo de Palmares. Nascido em 1655, esse filho de escravos lutou pela libertação dos negros durante boa parte da sua vida. Entre os anos de 1680 e 1694, ele liderou o quilombo e afastou os ataques portugueses.

Depois de morto Zumbi foi decapitado e sua cabeça foi exposta em praça pública no Pátio do Carmo. Apesar da luta do líder do quilombo, a abolição da escravatura aconteceu somente em 13 de maio de 1888, quando a Princesa Isabel assinou a lei Áurea.

O dia nacional da consciência negra foi instituído para ser celebrado nas escolas pelo projeto de lei nº10.639/2003, no governo Lula. Porém, somente em 2011, a presidente Dilma Roussef sancionou a lei 12.519/2011, que oficializou a data, mas sem a determinação de um feriado.

Por que o dia da consciência negra é feriado em algumas cidades?

Nos municípios dos Estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro, 20 de novembro é feriado referente ao dia da consciência negra. Já nas demais cidades dos Estados brasileiros a legislação própria permite que definam a data como feriado ou não.

O projeto de lei 296/15, que está em tramitação, precisa da aprovação no plenário da câmara para transformar 20 de novembro em feriado nacional. No entanto, há grande resistência por parte dos empresários e comerciantes que alegam prejuízo na economia, visto que o mês de novembro já tem dois feriados nacionais.

ESPERO TER AJUDADO!

Perguntas interessantes