Filosofia, perguntado por Descubrabb, 10 meses atrás

ME AJUDEM É PRA HOJE JENTE Na sua opinião, qual tipo de conhecimento é mais importante? Justifique. Científico. Pois nele se encontra respostas depois de longas pesquisas e debates, levando em conta nossa vida cotidiana e aplicando os resultados da melhor maneira para que todos possam usufrui-lá.

Soluções para a tarefa

Respondido por Alanaepais
0

Resposta:

presente artigo constitui uma adaptação de parte do primeiro capítulo de nossa tese de Doutorado em Educação na área de concentração- Metodologia de Ensino, na UNICAMP.

O título da tese, "Metodologias de ensino: as ciências como formas de pensar o mundo", procura traduzir nossa opção teórico-metodológica no sentido de que a proposta principal do estudo é explicar os fundamentos para uma conceitualização das metodologias de ensino que considera seus múltiplos elementos estruturantes. Dentre eles a concepção de ciência como processo de conhecimento socialmente construído, as especificidades das metodologias científicas e das suas respectivas metodologias de ensino. Essa especificidade se realiza no método filosófico que direciona o conjunto dos métodos especiais, como mediatização do conhecimento do mundo pelo homem. A natureza do conhecimento é a mesma nas metodologias de ensino; o que as diferencia é a natureza do método de conhecimento.

Portanto, a produção e a apropriação do saber estão presentes nas metodologias de ensino de forma a superar o confronto entre conteúdo e forma. A ruptura desta relação, originária de uma política educacional tecnicista é explicada mediante uma abordagem histórica e epistemológica, que traduzindo a prática social para o âmbito escolar, fundamenta as metodologias de ensino na formação de professores.

É nesse contexto pois, que situamos as idéias ora apresentadas.

Conceitualizações:

Antes de tudo, salientamos que definir método e metodologias de ensino implica considerações teóricas amplas e complexas. Daí o termo conceitualizações não tratar de conceitos e definições de forma isolada, mas de significar a construção de um conjunto de conceitos.

Desta forma, o conteúdo de método é entendido como abstração categorial que se define em função da situação concreta e objetiva segundo a qual os métodos científicos sucedem-se historicamente. Assim, os métodos podem ser compreendidos como método no sentido que Vieira Pinto apresenta:

" Justamente se trata de esclarecer que a idéia geral não pode deixar de conter a essência dos casos particulares, assim como estes não seriam reconhecidos como tais, apesar de sua variedade,se não encontrassem a significação que os define num conceito universal que os envolve, os unifica e se realiza concretamente na especificidade distintiva de cada qual.""#a1">1

Então não se trata apenas de reconhecer a multiplicidade dos métodos, mas de conciliar a unidade e a multiplicidade na conceitualização do método.

Em continuação à idéia do autor supracitado, " O método é uno no sentido em que todas as modalidades que reconhecemos se unificam pela posse de uma essência comum, de caráter dialético, que as torna a todas entendida como "método", sendo por isto chamadas por tal termo. Mas, ao mesmo tempo, essa essência uma não existe num mundo à parte, não tem realidade fora da multiplicidade dos métodos objetivamente reais e efetivamente praticados pela pesquisa científica.""#a2">2

Considerando tais aspectos é que podemos apresentar uma classificação dos métodos de conhecimento em dois grandes grupos: o método filosófico e os métodos especiais das ciências.

O método filosófico surge como generalização de todos os outros métodos. Entretanto, a transformação dos métodos específicos em método filosófico não ocorre de forma mecânica e linear, mas o método filosófico surge levando em conta os resultados dos métodos especiais.

Perguntas interessantes